2011/10/31

As flores de Fukuroi


Ontem o Iwata Kappuru foi à cidade de 袋井 (Fukuroi), vizinha de 磐田 (Iwata), para prestigiar a edição deste ano do Festival do Girassol. Localizada a menos de 10 minutos de casa, Fukuroi é tão pacata e, ao mesmo tempo, tão carismática e acolhedora quanto Iwata, mas se destaca da vizinha por abrigar um cenário retirado diretamente dos contos de fadas: extensos campos de girassóis e cosmos florindo sob o mais belo céu azul de uma deliciosa tarde de outono! ♥ (๑´▿`๑)♫•*¨*•.¸¸♪



A paisagem rural de Fukuroi é basicamente a mesma de Iwata: plantações, plantações e mais plantações! Nas fotos acima, é possível ver as de chá (ao fundo), de arroz e de ねぎ (negi = cebolinha). Fukuroi é lar de diversos brasileiros, assim como Iwata. É uma cidadezinha muito tranquila e charmosa. (=^o^=)



源氏の里ひまわり祭り (Genji no Sato Himawari Matsuri = Festival do Girassol da Aldeia Genji), que já está na décima edição, evoluiu e ganhou outras proporções. Após 10 anos, o festival não é mais aquele evento local, rural, comunitário, "caseiro", típico de cidadezinha do interior, o estereótipo perfeito de 田舎 (inaka = termo que designa cidades bem pequenas). O que vi ontem foi um festival digno o bastante para se tornar referência nacional da pequena, porém notável, Fukuroi. A cidade já é palco de um dos maiores 花火大会 (Hanabi Taikai = festival de fogos de artifício) do Japão, então por que não se tornar conhecida por seus quase 5 hectares de campos de girassóis? (=∩_∩=)


O espaço destinado ao festival estava infinitamente maior, os campos de flores muito mais amplos, com atrações bem dinâmicas e divertidas no palco, mais barracas de comidas, bebidas e mercadorias locais. Senti que o evento amadureceu, ficou mais organizado e com mais "cara" de 祭り (matsuri = festival). *・'(*゚▽゚*)'・*


E, como consequência das mudanças tão drásticas, o público compareceu em massa! Estacionamentos lotados, longas filas nas barraquinhas, pessoas congestionando os estreitos corredores dos campos de girassóis e cosmos. O que deu nesse povo?! Não havia tanta gente assim no ano passado. (ㆀ˘・з・˘)

Veja o vídeo abaixo (abra no Youtube e assista em Full HD) e comprove!





Contudo, o comparecimento de estrangeiros ao festival continuou escasso. Contabilizei sete, no total: eu, meu marido e cinco conhecidos nossos. Pois é! Esses colegas só compareceram devido à minha persistente campanha via Facebook, via Twitter e via blog durante todo o mês! Sinceramente, fico decepcionada com a falta de interesse que a comunidade estrangeira tem com relação aos eventos japoneses. Os japoneses ADORAM 外人 (gaijin = forma abreviada de 外国人 [gaikokujin] = estrangeiro) que se interessa pelos costumes e tradições deles! E, mais uma vez, o Iwata Kappuru foi prova viva disso... (*/∀\*)


Logo que chegamos, um japonês veio ao nosso encontro. Ele disse todo empolgado que se lembrava de nós da edição do ano passado! Olha só que legal! Os japoneses reparam quando estrangeiros aparecem nos festivais "deles", pois é algo completamente fora do normal. Nós sempre fomos tratados diferente nos festivais; não de forma preconceituosa, muitíssimo pelo contrário. Nunca fomos discriminados nesse país, em momento algum. Sempre somos tratados como "celebridades", afinal, como eu disse, a comunidade estrangeira não se envolve com a cultura local e, quando resolve se misturar, chama a atenção mesmo. Os japoneses se interessam pelos estrangeiros, acredite! É muita ignorância e complexo de inferioridade achar que japonês odeia brasileiro; é preciso nos despir de nossos próprios preconceitos e abrir a mente para viver em harmonia com os nativos. (=´∀`)人(´∀`=)


E, quer saber de uma coisa? Tenho orgulho de ser gaijin! É divertido demais ser o centro das atenções! Imagine estar tirando fotos tranquilamente no meio do campo de girassol e 393849384 japoneses, munidos de suas Nikons super potentes, pedindo toda hora para tirar uma foto sua entre as flores? Sim, isso aconteceu. Dezenas de vezes, em vários momentos! Um deles inclusive pediu permissão para publicar minha foto no site da prefeitura de Fukuroi! すごい!!!!(sugoi = incrível) (/▽\)きゃー♪


Agora... imagine estar filmando tranquilamente a preparação do mochi - o ápice do festival! - e todas aquelas criancinhas fofas dando marteladas na massa e, de repente, interromperem sua gravação fazendo um convite para que você também dê umas boas cacetadas no doce! Pois é, isso também aconteceu! E a prova está aí embaixo... só não vale rir de mim! (*/∀\*)




Chega de passar vergonha, né? Agora vamos para a melhor parte: COMIDAAAAA! (*´∀`*)


Nós comemos たい焼き (taiyaki = bolinho em forma de peixe) e お好み焼き (okonomiyaki = uma espécie de panqueca com bastante recheio). Procurei, procurei, procurei, mas não achei o pão recheado de melão que comi no ano passado! Fui obrigada a voltar para casa cheia de lombrigas... _| ̄|○


Mas pelo menos degustei do famoso クラウンメロン (kuraun meron = melão crown, cultivado aqui em Shizuoka) e tomei um suco de gelo com melão. Nunca havia experimentado um melão tãããão doce quanto aquele, uma delícia! Nós também demos uma biliscada nos biscoitinhos de girassol da nossa amiga Roberta e aprovamos. 美味しかった!!(Oishikatta = estava delicioso) \(^o^)/\(^o^)/



E tudo isso aconteceu embalado pelo som da banda Sharp. Não falei que o evento cresceu? Pois é, este ano trouxeram uma bandinha "de verdade"! "De verdade", assim, entre aspas, pois... humm.... errrr... bem... eles tinham estilo, eles tinham fãs, eles tinham uma guitarra, eles tinham um baixo e... eles fizeram playback!! 何これ?!(nani kore = o que é isso!?) Fiquei indignada! Esperava ouvir um pouco de gritaria barulho, instrumentos distorcidos e mais barulheira efeitos. Mas, não! Eles fingiram o tempo todo! ( ゜0゜)



O som do Sharp não é do tipo que me agrada. Me pareceu um (Arashi = boyband muito popular aqui no Japão) com uma leve quase inexistente pegada pop rock. O cara que tocou antes deles, somente com um teclado (E SEM PLAYBACK!), detonou a apresentação desses meninos, sinceramente. Bom, eu não aprovei, mas filmei um pouco - até o momento que uma pessoa doida me interrompeu... HAHAHA! -, vejam com seus próprios olhos...  (*`へ´*)







Em compensação, as flores estavam divinas! Só que, em relação ao ano passado, os girassóis estavam em tamanho bem reduzido... não me perguntem o motivo! Mas o contraste das flores do sol e o céu azul anil, limpo, quase sem nuvens, formava o cenário mais próximo do paraíso. As 鯉幟 (koinobori = carpas em forma de birutas) dançando conforme o ritmo do vento, as borboletas rodopiando entre os cosmos, as abelhas pousando de flor em flor, uma poesia transformada em realidade, um show de cores, matizes, tons e formas! (((o(*゚▽゚*)o)))



Mais de 1 milhão de girassóis reluzindo sob o sol de Fukuroi! Em Fukushima, eles também estão ajudando o meio ambiente a se recuperar! Leia tudo sobre isso aqui.  (=^ェ^=)


Assista aos vídeos dos girassóis abaixo (abra no Youtube e assista em Full HD)!









Os cosmos e seus infinitos tons de roxo! (=^-^)


Assista aos vídeos dos cosmos abaixo (abra no Youtube e veja em Full HD)!











E tons alaranjados também! (-^艸^-)


Assista ao vídeo abaixo!






E que tal misturar as duas flores!? 美しい!! (utsukushii = belo)



E as abelhas e as borboletas, como sempre, faziam a festa nas flores... (⌒-⌒; )



E olha só quem eu encontrei de novo no meio do campo de girassóis... ヒダカさん!!Hidaka-san! (●´艸`)




Os espantalhos também deram o ar da graça este ano, inclusive um velho conhecido... (*^д^* ) v




Oi, lembram de mim? Relembre aqui! (^▽^) v ☆彡



E olha só quem também resolveu prestigiar o festival... o atual primeiro-ministro 佳彦野田 (Yoshihiko Noda) e uma das jogadoras do Nadeshiko Japan, a meia 澤穂希 (Homare Sawa)! (*^-^)/\(^-^*)



Até os ninjas do anime 忍たま乱太郎 (Nintama Rantaro) estavam lá! ヽ(´∀`*)ノ



Mas o mais fofinho era o トトロ (Totoro = personagem do desenho Tonari no Totoro [Meu Vizinho Totoro], uma das melhores e mais famosas obras do mestre Miyazaki)! (*´艸`)



かわいい!!!!*_____* 
(kawaii = fofo!)


Alguns espantalhos também cumpriram a nobre missão de mensageiros na edição deste ano do festival. Frases de encorajamento à nação puderam ser vistas estampadas em alguns deles. ヽ(。・∀・)ノ


いっしょにがんばろう東日本 = Isshoni Ganbarou Higashi Nihon = Juntos vamos nos esforçar, leste do Japão! (o≧ ▽゚)o

Veja o vídeo abaixo no qual mostro todos os espantalhos!





O festival do girassol deste ano foi muito divertido! Muita comida gostosa, muitas atrações interessantes, muitas situações engraçadas e muitos momentos em contato direto com a natureza. Festivais de cidades pequenas são os melhores meios para se integrar mais com a comunidade local, praticar o idioma e fazer novas amizades. Pena que acabou, mas ainda bem que ano que vem tem mais! v (^ω^) v



゚☆,。・:*:・゚★o(´▽`*)/\(*´▽`)o゚★,。・:*:・☆゚


Se você quer ver mais fotos e vídeos de girassóis, de cosmos, de outras flores, de comidas, do Monte Fuji, de templos ou de outros lugares pelos quais já passei, acompanhe meu Tumblr, meu Flickr, meu Twitter, meu Facebook e meu canal no Youtube. Está quase tudo lá! (^ω^) v

16 comentários:

  1. Realmente parece muito divertido o festival.

    Quero fazer mochi com pilão! Até hoje eu só fiz o com pozinho...

    ResponderExcluir
  2. É tudo tão lindo, colorido e bem escrito. Me leve daqui! Qual foi a emoção de bater a massa? :D

    ResponderExcluir
  3. MARAVILHOSO POST! Texto delicioso de ler com muitas informações, fotos lindíssimas, vídeos lindos! Não vi todos. Vou ver mais tarde vagarosamente! Que vontade monstra de estar nesse festival! O coração ficou aos pulinhos. No meio de tantos girassóis! Recebi o link do Alexandre Mauj, amigo que amo! Adoro o Japão, que conheço só pelos olhos do Alexandre. Agora terei também seus olhos para conhecer mais.
    Os japas gostaram da bela loura!!! rsrs
    Girassóis nos seus dias. Beijos
    Bela noite.

    ResponderExcluir
  4. Me lembrei da Floriade na Austrália, que fui duas vezes. Ai que lindo *-* amei o post.

    ResponderExcluir
  5. Nhaaahh sua linda! Não precisa ter vergonha não, viu? Eu mesma não comento no blog de todo mundo por falta de tempo também, mas leio bastante! E amo o seu blog e as suas dicas.. apesar de amar viajar por aí e conhecer novas culturas, o Japão nunca me atraía tanto (com exceção dos animes e games que eu via/jogava).. até começar a ler esse seu blog hahahahaha! Quero ir pro Japãaaooo!

    ResponderExcluir
  6. Algo em comum entre Celina Dutra e vc me trouxe até aqui....girassóis! Sou ceramista e os girassóis são a minha principal fonte de inspiração.
    Parabéns pelas postagens, me trouxe belas recordações sobre o Japão, onde tive a oportunidade de estar por 3 vezes. Amo esse país, meu pai nasceu em Ehime ken e a minha mãe em Kyoto. Portanto, tenho laços fortes com a terra do Sol Nascente!!
    Já sou seguidora do seu blog, quando puder dá um pulinho no meu e veja os girassóis em cerâmica!!!
    Grande bj
    Beth

    ResponderExcluir
  7. Não sei por onde começar meu comentário ..
    Ha! Eu fiquei feliz em saber que os japoneses gostam de estrangeiros que prestigiam a cultura japonesa, participando dos festivais como dito. Confesso que festivais me lembram yukata, por que eu falei das yukatas? Realmente eu não sei.
    As flores são um grande espetáculo, você falar que 'formava o cenário mais próximo do paraíso' é a prova disto tudo, talvez seja algo maior que isso, arriscaria dizer que todas essas coisas deixam o paraíso para trás. Tento imaginar o sentimento que você tem participando disto tudo, tento me imaginar no seu lugar (HAHA). Neh .. dá pra ver nas palavras dos posts que você ama isso tudo, ama de verdade mesmo, fico feliz por me enxergar em você. Viva o Japão! ^^
    Gomen por não comentar muito, mas sempre estou lendo os posts, quando estou triste sempre venho aqui e sempre me animo. Beijo ^^

    ResponderExcluir
  8. oi sou eu de novo...eu morava em meio as plantaçoes dos japas,mas eram suas famosas plantaçoes de arroz,e outras coisitas tinha plantaloes dos quatro lados...eu morava ali do ladinho do correio de iwata,vc deve conhecer beta!

    ResponderExcluir
  9. ah...eu tmbm amava estar no meio dos japas uma educaçao pra la de exemplar,eu adorava ir la na vakinha ja ouviu falar ,muita gente de iwata vai la fazer suas comprinhas semanais...eu falo bem pouco nihongo mas sabia me comunicar com eles;

    ResponderExcluir
  10. Yes! Finаlly somеonе wrіtеs about que.
    Feel free to visit my web-site : infinite.pobblelabs.org

    ResponderExcluir
  11. I'm extremely impressed with your writing skills as well as with the layout on your weblog. Is this a paid theme or did you modify it yourself? Either way keep up the nice quality writing, it is rare to see a nice blog like this one nowadays.
    Look at my blog :: Recommended Site

    ResponderExcluir
  12. Greetings I am sο glаd I fοund your blog
    page, I really found you by accidеnt, while I was reѕеarсhing on Digg for something elѕе,
    Anyhow I am herе now and would juѕt likе to say cheers for a fantastic ρoѕt and a all round entertaining blоg (I аlso love the theme/dеsign), I don’t
    have timе tο read through it all at the minute but I have
    bοokmarked it and аlѕо added youг RSS
    feеds, so when Ι haѵe timе I will be back tο read
    a greаt deаl more, Pleasе dο keep up the excellent
    b.

    Сhеck οut my web-sitе:
    http://hackersnetworkingsocial.com/index.php?do=/blog/44677/extended-term-hair-removal/
    Also see my web site: http://intyl.net/link/809

    ResponderExcluir
  13. Ηі I аm so glad I found your webѕite, I rеаllу found you by mіѕtаκe, while I was researching
    on Digg for ѕomething еlѕe, Anуwayѕ Ι аm heгe now and ωοuld just like to ѕаy cheers for a іnсrеdіble pоѕt and a all гound thrilling blog (I also lovе thе theme/ԁesіgn), I dοn't have time to read it all at the minute but I have bookmarked it and also added in your RSS feeds, so when I have time I will be back to read more, Please do keep up the fantastic work.

    Feel free to visit my blog post :: v2 cigs review

    ResponderExcluir
  14. Ι lіke the helρful information you provide in yοur articles.
    I will bοokmаrk youг blog and checκ again here regularly.

    I'm quite certain I'll learn a lοt of nеw stuff гight here!

    Bеst of luсk foг the next!

    Herе iѕ my blog sfgate.com - sfgate.com

    ResponderExcluir
  15. I'm no longer certain the place you're getting your informаtion, howevег grеat topic.
    I neеds to ѕpend sοmе time learning mоге οг understаnding more.
    Thаnks for greаt info I wаs іn
    searсh of this info for my mission.

    My sіte ... just click the following page

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário para o casal de Iwata! ^^