2010/11/28

Um dia no paraíso: ひまわり畑!


Nos dias 23 e 24 de outubro, rolou o ひまわり祭り (Himawari Matsuri = festival do girassol) na cidade de 袋井 (Fukuroi), vizinha de Iwata. Descobri o festival totalmente "sem querer, querendo", quando joguei os verbetes campo de girassol do Japão no Google, pois seeeeeeempre sonhei em passear feliz, livre e saltitante entre essas flores espetaculares!


Na sorte, achei um em Hamamatsu (bem pequeno, no Flower Park, e um outro, um pouco maior), outro em Yamanashi-ken (que foi usado nas filmagens do maravilhoso filme Ima, Ai ni Yukimasu), e este, em Fukuroi, do ladinho de casa! Fucei, fucei e fiquei impressionada com as fotos que vi do local e dos matsuris passados e simplesmente decidi que nãããão podia ficar de fora, eu precisava conhecer este lugar mágico!


Os girassóis, juntamente com as incríveis sakuras, são minhas flores favoritas! Sempre sonhei em caminhar em um ひまわり畑 (Himawari batake = campo de girassol) repleto de girassóis, daqueles beeeem amarelões, enormes, redondinhos, enfileirados, todos contemplando juntos a grandeza do sol.


E foi exatamente o que encontrei em cerca de 4 hectares de terra (mais ou menos uns 4 campos de futebol) no fim do mundo: um sonho em um mundo divino em meio a mais de 1 milhão de girassóis!


Em meados de outubro a meados de novembro, as flores desabrocham e deixam a paisagem rural de Fukuroi mais amarela e alegre. Para comemorar, é realizado todos os anos o Himawari Matsuri, o festival do girassol, no bairro de 友永 (Tomonaga). A escola primária Mitsukawa cede espaço para barraquinhas de comes e bebes, com direito a degustação de melão e yakisoba.

O melhor メロンパン (meron pan = pão de melão) que já comemos! Tem creme e pedaços da fruta dentro! ^o^

Mas o espetáculo da gastronomia fica por conta da preparação, ao vivo, dos もち (mochi)! Ali, no meio do pátio da escolinha, diante da platéia, dois homens preparam a massa do doce de arroz: um vira a massa enquanto o outro dá marteladas nela! As crianças vão à loucura e não perdem nenhum movimento! Depois, a massa é enrolada em pequenas bolinhas e recebem uma cobertura de um pó levemente doce. O doce, então, é oferecido a todos os presentes no evento. Nós, que estávamos assistindo sentados, de longe, fomos servidos por uma gentil senhora que fez questão que experimentássemos o doce! Docinho, molinho, desmancha na boca... hmmm, おいしい!!(oishii = uma delícia!)


No local, também há espaço para um pequeno mercado de pulgas (com artigos artesanais e usados) e até um palco, no qual cantores amadores munidos de seus violões arriscavam cantar músicas "gringas" no melhor sotaque engrish! É o Japão tradicionalíssimo!


Houve também o concurso de espantalhos! Cerca de 30 espantalhos estavam disputando o primeiro lugar no ranking de "espantalho do ano". Não sei qual ganhou, mas todos estavam bem legais e criativos! Qual é o seu favorito?


Mas as estrelas do evento são os girassóis e a enorme variedade de cores, tamanhos e espécies. Enquanto alguns são pequenos e delicados, outros são tão grandes e pesados que pendem para o chão e não conseguem se sustentar sozinhos! Este das fotos abaixo é um exemplo!


A história da foto acima é bem legal: havíamos acabado de chegar ao festival quando um grupo de quatro fotógrafos japoneses com suas Nikons mega potentes nos abordou. Em um nihongo enrolado, entendemos que eles queriam tirar uma foto de nós dois segurando o tal do girassol preguiçoso. E lá fomos nós, no meio do campo, cheio de rãs e terra molhada, erguer a flor pelo caule! Muito simpáticos, eles agradeceram e depois de muitos flashes com suas câmeras ultra profissionais, eles tiraram esta foto lindíssima, com nossa singela câmera. Mais tarde, um senhor japonês que também estava fotografando o evento também pediu para tirar uma foto nossa e depois perguntou de onde éramos. Por que responder ブラジル (Burajiru = Brasil) causa tanto espanto?! "Parecem americanos!", é o que SEMPRE ouvimos desde que chegamos aqui. É o Iwata Kappuru chamando a atenção em terras nipônicas... esse assunto rende um post exclusivo! XD


Em meio aos amarelões, há também os exóticos girassóis roxos e os vermelhos, conhecidos como Moulin Rouge. Lindíssimos!


Além dos girassóis, há também as meigas コスモス (Cosmos), que variam do mais alvo tom de branco, passam por delicados tons róseos e podem chegar ao mais belo degradê em magenta. Elas são tão leves e delicadas que parecem pedaços de papel levados com a força dos ventos.


Infelizmente, só pude viver este mundo mágico dos sonhos por algumas horas, mas imagine a felicidade de quem tem o privilégio de morar do ladinho do paraíso...


Para encerrar esse post, deixo uma seleção das melhores fotos do evento!

Alguém conseguiu me achar aí? XD

Para ver todas as fotos do campo de girassol, em alta resolução, acesse o nosso álbum! São quase 300 fotos, impossível postá-las aqui!

Ah! Quase esqueci de postar os vídeos! O primeiro, dos girassóis, está em HD, não deixe de assistir! Para assistir todos, acesse o nosso canal no Youtube



Mais informações: Himawari Batake e Prefeitura de Fukuroi.

3 comentários:

  1. eu moro bem perto de uns campos de girassol, com cosmos e chá verde, adoro.
    sou paulistano, mas desde que vim pro Japão peguei gosto em morar em lugar tranquilo. adoro a natureza!

    vcs tem cara mesmo de gringos rs. parecem americanos rs. acho que, na cabeça dos japas (principalmente aonde tem mto bras) todo brasileiro é meio mestiço, baixinho e gordinho.

    boa semana!

    ResponderExcluir
  2. Amei o post, Beta! Que lugar fantástico!

    Beijos!


    http://www.harajukunews.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Boa noite! Sou de Goiânia e estou fazendo um trabalho acadêmico para fazer uma nova embalagem de um produto japonês. Estou falando com todos que possam ter conhecido isso. Se chama Massuzukê, melão em conserva na massa se sakê. Preciso muito saber se você ou seus amigos conhecem este produto. Se os japoneses gostam, se é costume, como come e se é algum hábito comer somente em uma época do ano, por exemplo aqui no brasil comemos o peru somente em dezembro.. Essas coisas. Agradeço de qualquer forma a atenção de vocês. Obrigada!
    Fernanda Soares
    Goiânia-GO

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário para o casal de Iwata! ^^