2010/08/15

吉良吉田の花火大会: o hanabi taikai de Kira Yoshida - parte 2


2010年07月24日。 Dia 24 de julho. Tempo quente, abafado, sufocante, com uma leve brisa que refresca nossos ânimos já cansados e fartos do longo verão japonês. Pessoas aguardam ansiosas na extensa escadaria da praia de 吉良町 (Kira-cho = cidade de Kira), algumas comem, bebem ou simplesmente perambulam na feirinha ao lado da praia e, outras, sortudas, assistem tudo de camarote, vista privilegiada direto do conforto da varanda de casa. Um peixe gigante é carregado por dezenas de homens rua adentro, enquanto esgoelam, em grupo, uma espécie de grito de guerra. Logo em seguida, um carro abarrotado de crianças e jovens que as seguem a pé tocam com paixão e vigor o instrumento de percussão mais tradicional do Japão, o 太鼓 (taiko = grande tambor). O 花火大会 (hanabi taikai) de Kira-cho é iniciado! O show pirotécnico só começa oficialmente às 7h30 pm, mas a agitação dos moradores e visitantes já é aparente durante à tarde.


O 磐田カップル (Iwata kappuru = casal de Iwata) começa sua jornada pelo Hanabi Taikai da cidade de Kira conhecendo a feirinha de comes e bebes instalada ao lado da praia. Hum! O cheiro é irresistível! A aglomeração, idem! Todos, homens e mulheres, estão em seus melhores trajes típicos, o belíssimo 浴衣 (yukata = traje tradicional de verão). Comida, roupas, agitação... pois é, lembram a essência das festas juninas do Brasil, mas muito, muuuito mais legais, divertidas, saborosas e - por que não? - fashion! Quase uma Japan Fashion Week, ou, nesse caso, 花火ファッションナイト (Hanabi Fashion Night)! Yukatas cor-de-rosa bem femininos, ou todo pretos estampados com delicadas (sakura = flor de cerejeira), 下駄 (geta = chinelinhos de madeira) nos pés, segurando um うちわ (uchiwa = leque) em uma das mãos, espantando para longe o calorzão, brilham na "passarela" de Kira-cho.





Há coisas muito boas e interessantes para se ver e, principalmente, degustar. Há guloseimas das mais variadas, para os mais finos paladares: algodão doce envolto em embalagem de anime (prefere um cor-de-rosa da Hello Kitty ou um verdinho do Mameshiba?), banana e abacaxi lambuzados em muito chocolate com cobertura de granulado colorido, かき氷 (kakigori = raspadinha) de todos os sabores imagináveis e inimagináveis, o clássico, obrigatório e delicioso たこ焼き (takoyaki = bolinho de polvo) e, pasmem, até churros recheados! Só faltam os carrinhos de pipoca, de pastel... mas com toda essas delícias, não fazem falta nenhuma. O difícil é escolher, dentre tantas opções, o que devorar primeiro!

Assista o vídeo da movimentação da feirinha de Kira-cho, em full HD!


Ao lado de toda essa diversidade gastronômica, um grande 鳥居 (torii = portal tradicional japonês) e um palco, no qual mais tarde as crianças do carro que citei no início desta postagem fariam uma bela apresentação de dança teatral tipicamente japonesa. E, por falar nisso, fomos interrompidos, de repente, com uma gritaria vinda da rua! O que será?

Ah, são só alguns homens na grande avenida carregando um peixe gigante pra lá e pra cá, gritando algo que não entendo... vamos voltar ao... mas, hein? Ei, isso é bem legal! Rende um bom vídeo! Vale a pena filmar! Quer ver no que deu nossa curiosidade? Então descubra no vídeo abaixo!



Esse peixe enorme mede 9 m e desfila todos os anos ao longo de toda a costa de Kira-cho, desejando boa sorte para a pesca local. O peixão é tão tradicional que sempre estampa o panfleto de divulgação do Hanabi Taikai de Kira e todo mundo pára para vê-lo passar, seja para admirar as cores vivas da carpa gigante ou simplesmente incentivar o trabalho e a força dos homens que o erguem quilômetros adentro. Muitos ficam tão emocionados que até se juntam à parada, como podem ver no vídeo acima, um senhor japonês com os ânimos um tanto, digamos... exaltados!





Depois da marcha, o peixinho não vai para a panela: ele é levado para as areias da praia de Kira-cho e fica lá, exposto, servindo de paisagem para centenas de cliques de fotógrafos. E é claro que eu, que adoro fotografar tudo ao meu redor, não podia deixar de registrar também, né?


Toda a força e a emoção do taiko são expressas pelo grupo de jovens que também desfila na avenida na costa de Kira-cho. Taiko é som, vida, paixão, ritmo, vigor, coragem. É o som do Japão! A vibração sincronizada dos grandes tambores ecoa na alma de todos. As envolventes batidas deste instrumento tipicamente japonês toca no fundo de corações há mais de dois mil anos, e, nos tempos de guerras, ditava o ritmo para as tropas atacarem ou recuarem em uma batalha. Hoje, suas apresentações emocionam legiões em festivais orientais em todas as partes do mundo, inclusive no Brasil, onde o tambor já é bem popular. 


O taiko não é um mero instrumento musical, ou seja, não basta pegar duas baquetas e sair batendo no tambor: tocá-lo requer disciplina, sentimento, preparo físico e alma!


Às 7h30 pm, começa o festival no céu de Kira! Corremos até a praia e conseguimos um bom lugarzinho para assistir o espetáculo. Ao contrário da queima de fogos do réveillon brasileiro, aqui eles são disparados um por um, com um intervalo de um ou dois segundos entre um disparo e outro, para uma melhor apreciação. Não há aquela bagunça, nem aquele barulhão, onde soltam-se um em cima do outro e que, no fim, acabamos por não ver nenhum (e, ainda por cima, ficamos surdos!).


O formato mais comum é o redondo, que no alto do céu explode, assemelhando-se a uma flor (não é à toa que a palavra hanabi, significa, literalmente, flor de fogo!). Mas como no Japão nada pode ser simples demais, os japoneses inovam na arte da pirotecnia: disparam fogos de artifício com formatos! Vimos smiles, flechas, corações, kanjis e muitos outros que não conseguimos identificar formas concretas. Assista o vídeos, em full HD! O primeiro vídeo mostra um smile, um coração e uma forma não identificada!






Como tudo no Japão, o show pirotécnico também é pontual e dura exatamente 1 hora e 20 min, encerrando-se às 8h50 pm. Para encerrar da melhor maneira, uma "saideira" de fogos: são disparados, todos ao mesmo tempo, inúmeros fogos de artifício de cores, tamanhos, estilos e formatos diferentes, colorindo e dando um lindo contraste no céu negro da noite de verão de Kira-cho. Os japoneses ali presentes assistem em êxtase à explosão no céu: すごい!きれい!(sugoi e kirei = incrível e lindo, respectivamente) são as palavras mais proferidas, seguidas de muitos suspirantes お!(o! = wow, uau, oh!) e, claro, aplausos!



Um final digno para um grande espetáculo, belíssimo de se apreciar, guardado para sempre na memória de quem teve a sorte de prestigiá-lo! Ano que vem tem mais!























Mais informações, no site oficial da cidade de Kira: http://www.town.kira.lg.jp

じゃまたね! (≧ω≦)

Um comentário:

  1. Fui conhecer a praia de Kira cho e apreciar o hanabi esse sabado,07/27,motivado pelo Iwata Kappuru,claro.Muio bom.Acompanhando o blog aqui.;)

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário para o casal de Iwata! ^^