2012/10/16

Shippei, o mascote de Iwata




Japão que é Japão tem que abusar do fator 可愛い (kawaii = fofo, bonitinho, gracioso). Por isso, todas as cidades do arquipélago possuem um mascotinho para representá-las. Ursinhos, gatinhos, patinhos, frutinhas, personagens típicos da cultura japonesa e tantos outros sem-identidade-definida fazem parte do time dos ユルキャら (Yurukyara = junção das palavras yurui [solto] e character [personagem]). O de Tokorozawa é um pássaro, meio avião, meio ET chamado トコろん (Tokoron). O de Iwata, é o otousan cover cãozinho しっぺい (Shippei). Eles e mais outros 600 personagens estão participando do concurso YuruKyara Grand Prix 2012, que busca eleger o mascotinho mais fofo do Japão! ♥ \ (^ - ^) / ♥


Shippei saboreando o famoso melão Crown, fruta típica da província de Shizuoka. Já falei um pouco sobre o melão Crown nessa postagem.


Tokoron é uma mistura do pássaro 雲雀 (Hibari = cotovia, o pássaro-símbolo de Tokorozawa) com aviões (Tokorozawa é o berço da aviação japonesa, como já contei aqui).



Nessas horas, o coração fica dividido: Tokoron ou Shippei? Shippei ou Tokoron? Mas não há como negar: Tokoron que me desculpe, mas o Shippei é muito mais kawaii! Além disso, minhas "raízes" falam mais alto! Iwata foi a cidade que tão bem me acolheu aqui no Japão. Jamais esquecerei tudo o que vi, vivi, senti e aprendi por lá. Essa cidadezinha mora eternamente em meu coração! (◡‿◡*)❤



O Shippei é baseado na lenda do valente しっぺい太郎 (Shippei Taro), o cão que livrou a cidade de Iwata da maldição dos demônios que ordenavam à população sacrificar jovens meninas para evitar catástrofes naturais. Há uma estátua do verdadeiro Shippei no templo de Mitsuke. Infelizmente, não cheguei a visitar esse templo enquanto morava em Iwata, então tirei a foto acima deste site, que também conta em detalhes sobre a história de Shippei (somente em japonês). (⌒_⌒;)

No ano passado, o クマモン (Kumamon = um urso, obviamente), mascote da cidade de Kumamoto, venceu a competição e virou "celebridade" em todo o país. Esse ano espero ver o Shippei como campeão e, para isso, conto com a sua ajuda! Entre os mascotes da província de Shizuoka, ele já está em 3º lugar! 頑張りましょう!!! (Ganbarimashou = Vamos dar o nosso melhor!) \(^ω^\)( /^ω^)/


Meus 缶バッジ (kan bajji = bottoms, pins, broches) do Shippei! Presentes da minha amiga de Iwata! (*♥ω♥*)


Cartela de adesivos do Shippei! めちゃ可愛い!!!♡━━━(♥∀♥)━━━ ♡



Conheça melhor o mascotinho de Iwata aqui e aqui. Para redigir essa postagem, contei com a ajuda do blog da CIR de Iwata. Lá vocês encontram informações mais detalhadas a respeito do Shippei! (o≧ ▽゚)o

Votar no Shippei é muito fácil! É possível votar pelo computador e pelo celular, uma vez por dia (por cadastro). Siga os passos abaixo:


Pelo computador
1) Acesse o site oficial da competição: http://www.yurugp.jp/.
2) Clique no botão vermelho do lado esquerdo da página, escrito 投票ID登録
3) Na tela seguinte, digite seu endereço de e-mail, senha, senha novamente e digite os caracteres que aparecem na caixa azul. Quando preencher todos os campos, clique em 確認画面へ.
4) Confirme seu endereço de e-mail e clique em この内容で登録.
5) Acesse seu e-mail e confirme o registro por meio do link que foi enviado pelo comitê executivo: gp2012@yurugp.jp.
6) Acesse a página do concurso e clique em 静岡県 (Shizuoka-ken).
7) Procure pela foto do Shippei e clique nela. 
8) Role a página até o fim. Digite seu e-mail e senha e clique no botão vermelho escrito このキャラに投票する
9) Pronto! Se quiser, baixe o wallpaper do Shippei e não deixe de votar nele todos os dias!


Pelo celular
1) Acesse a versão móvel do site: http://www.yurugp.jp/sm/index.php
2) Toque o botão vermelho escrito 投票ID登録
3) Toque em 空メールを送る.
4) Envie um e-mail em branco para o comitê executivo.
5) Acesse seu e-mail e confirme o registro por meio do link que foi enviado pelo comitê executivo.
6) Digite a sua senha e toque o botão 登録.
7) Selecione 都道府県別検索 e, na tela seguinte, 静岡県 (Shizuoka-ken).
8) Toque na imagem do Shippei.
9) Role a página até o fim. Digite seu e-mail e senha e clique no botão vermelho escrito このキャラに投票する.
10) Pronto! Se quiser, baixe o wallpaper do Shippei exclusivo para smartphones e não esqueça de votar nele todos os dias!




A votação vai até 16 de novembro. Vamos votar todos os dias no mascotinho mais fofo do Japão! Conto com vocês! (o≧ ▽゚)o


Créditos: Blog da CIR


5 comentários:

  1. O Shippei é muito kawaii mesmo! E como sempre, você nos recheando de informações culturais sobre essa terra maravilhosa! Pode deixar que eu vou me cadastrar e ajudar a eleger o Shippei!

    ResponderExcluir
  2. Ah,Beta! Acho que nenhum país supera o Japão na questão kawaii! Tenho um certo encanto por lendas , especialmente as japonesas. O Shippei já tem o meu voto!(^o^)/

    ResponderExcluir
  3. Não sabia que cada cidade tem seu mascote!
    Além dos bottoms e adesivos há pelúcias também? Em que lugar posso achar para comprar? Como pretendo ir para o Japão ano que vem, gostaria de comprar um "Yurukyara" de cada lugar que conhecesse.

    ResponderExcluir
  4. Olá!!

    Não sabia disso sobre o Japão ter vários mascotes!! E acho legal que seja para cada província..

    O Shippei é mesmo bonitinho!! Que coisa mais cute cute!! xD

    Assim que me meu pc obedecer eu ajudo votando!! o/

    Até mais

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário para o casal de Iwata! ^^