2011/05/05

こどもの日 2011: Dia dos Meninos e da Esperança



Esse ano o こどもの日 (Kodomo no Hi = Dia das Crianças que, na verdade, é só para os meninos) ganha outro tom: o de esperança. Após o dia 11 de março, o Japão se une mais do que nunca. Hoje, os japoneses não hasteiam as 鯉幟 (koinobori = birutas em forma de carpas) apenas para desejar que os filhos cresçam fortes, destemidos e saudáveis, mas sim para que o país continue na luta, que todos os cidadãos sigam corajosos na reconstrução do nordeste do país. Nesse momento, os japoneses encontram forças para seguir os ensinamentos das carpas: mesmo com a correnteza, severa, voraz e mortal, elas conseguem subir o rio para desovar e perpetuar a espécie. Apesar de tantas dificuldades e riscos, as carpas superam todos os obstáculos, não desistem e continuam sempre valentes no combate às águas ferozes dos rios; e é exatamente assim o povo japonês, sempre guerreiro, sempre otimista, ressurge das cinzas para começar tudo de novo, como formigas operárias reconstruindo o formigueiro. (o ^_^ o)


Aqui em Iwata, foram penduradas faixas contendo frases otimistas junto com as carpas, no 今之浦川 (Imanoura Kawa = Rio Imanoura, localizado perto do centro de Iwata). Um belo espetáculo de cores, efeitos, movimentos e solidariedade.

がんばろう東日本!
Ganbarou, Higashi Nihon! = Força, Leste do Japão!

がんばろう日本!!
Ganbarou, Nihon!! = Força, Japão!!

みんなで力を合わせて!!
Minna de chikara wo awasete!! = Vamos unir forças!!

磐田 = Iwata


Abaixo, o vídeo com todas as frases!



E agora que tal apreciar as coloridíssimas koinobori alegrando o rio Imanoura? Comece por assistir ao vídeo para vê-las nadando livres nos céus de Iwata (veja seeeempre em 1080p!). o(≧▽≦)o





Nos lares japoneses, a tradição manda pendurar do lado de fora essas birutas em forma de peixe para homenagear os membros do sexo masculino que ali moram. A carpa preta, sempre a maior de todas, simboliza o pai. As vermelhas, verdes e azuis representam os filhos. かわいいね!!!(((o(*゚▽゚*)o)))



すごいこの鯉幟!!Olha só que efeito legal as carpas criam no reflexo das águas do rio! ☆*:.。. o(≧▽≦)o .。.:*☆



がんばって日本!!

Ganbatte, Nihon!

ヽ(;▽;)ノ ヽ(*^◯^*)ノ



Se você ainda não conhece o significado do Kodomo no Hi, que tal aprender tudo no meu post do ano passado? Leia aqui!

Se você quer ver mais fotos e vídeos das koinobori de Iwata ou outros lugares pelos quais já passei, acompanhe meu Flickr e meu canal no Youtube. Tá quase tudo lá! (⌒-⌒)

4 comentários:

  1. Oi!!!
    Claro que anotei todas as dicas que vc me passou ^^/ e acabei de anotar as que vc deixou agora tbm!!!

    Subir o monte fuji? Será que dou conta? Isso leva quanto tempo?

    Bjus, muitíssimo obrigada pelas dicas!!!

    ResponderExcluir
  2. As carpas deixam tudo lindo (mais do que já é ^^)
    E que casa linda a do fundo desta foto > http://i918.photobucket.com/albums/ad23/iwatakappuru2/Koinobori/7014f0e1.jpg - Japão enchendo os olhos de espetáculo como sempre.

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante. Mas como assim reconstruir o nordeste do Japão?

    ResponderExcluir
  4. Gomes,
    Não sei de onde você é, mas ano passado o nordeste do Japão foi atingido por um grande tsunami, que devastou a região. Essa postagem é do ano passado... ;D

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário para o casal de Iwata! ^^