Hoje é comemorado o こどもの日 (Kodomo no Hi = Dia da Criança) aqui no Japão. Não, não tem nada a ver com o 12 de outubro do Brasil: nada de brinquedos ou bugigangas bobas, nem comerciais apelativos na TV, e sim esvoaçantes e coloridas 鯉幟 (koinobori = birutas em forma de carpas suuuper kawaii)! Apesar do nome deste feriado, que antes era chamado de 端午の節句 (Tango no Sekku = Dia dos Meninos), os garotos continuam sendo os únicos homenageados. O governo bem que tentou mudar o nome da data, deixando-a mais abrangente, mas como aqui é Japão, a tradição seeempre fala mais alto! De qualquer forma, as meninas possuem outro dia só para elas, o 雛祭り (Hina Matsuri) em 3 março, porém, não é considerado feriado nacional. Seria um indício de machismo da sociedade nipônica?!
Nesta data, as famílias japonesas expressam seus desejos de que seus filhos cresçam fortes, sadios, inteligentes e destemidos e, por isso, penduram os koinobori uma semana antes da comemoração. As coloridíssimas carpas ficam hasteadas em residências, ruas, canais e rios de todo o Japão... nadando no ar, submissas à vontade do vento, livres na imensidão azul. As carpas são uma metáfora: elas são verdadeiras guerreiras, têm toda a força do mundo para nadar contra fortes correntezas para desovar, sem enfrentar dificuldade alguma! E é exatamente isso que o povo oriental deseja: ter toda a energia e coragem do mundo para encarar e superar quaisquer obstáculos que possam aparecer na vida. Ser persistente e ter bravura são virtudes que qualquer pai almeja para sua prole.
O dia 5 de maio também marca o fim da ゴールデンウィーク (Golden Week = Semana Dourada). Similar à popular Semana do Saco Cheio, que ocorre em outubro no Brasil (também no Dia das Crianças!), a Golden Week é uma emenda de vários feriados nipônicos: Dia de Showa (29 de abril), Dia da Constituição (3 de maio), Dia do Verde (4 de maio) e Dia das Crianças (5 de maio). Sete dias douradíssimos! Tão valiosa quanto uma bela mina de ouro, os japoneses planejam no início do ano tudo o que vão aprontar nessa semana tão aguardada. Hotéis, parques, museus, shoppings, trens, shinkansen (o famoso trem-bala), enfim, tudo fica lotado, esgotado, apertado e espremido nesses 7 dias tão esperados pelos trabalhadores mais estressados do mundo! Se você não quer ficar tão estressado quanto os japoneses, jamais visite o Japão nessa época! É melhor deixar para a próxima!
Mesmo sem filhos, fomos apreciar as belas koinobori no centro de Iwata. Penduradas em um rio perto do agitado centro da cidade, as koinobori dançavam, rodopiavam, voavam, enrolavam-se e divertiam-se com a força dos fortes ventos de Iwata. Um cenário maravilhoso, pareciam imersas, lutando ferozmente contra a corrente! Espalhavam suas cores vivas para todos os lados, deixando todos encantados com suas belas e bem desenhadas escamas. Tudo vira poesia na terra do sol nascente!
Assista ao vídeo das Koinobori de Iwata em full HD!
Que lindo, e puts..me senti um pouquinho no Japão hehe deu pra ouvir pássaros no vídeo!!! Muitoooo bom =)
ResponderExcluirAle