2010/10/15

すごい!名古屋港水族館: O incrível Aquário Público do Porto de Nagoya - parte 1


Após as comemorações do hanabi em Kira, o casal de Iwata, acompanhado do pai de Akio, pegam o trem e partem para 名古屋市 (Nagoya-shi = cidade de Nagoya), capital de 愛知県 (Aichi-ken = província de Aichi), a cerca de 60 km da pequena cidade litorânea, para mais uma aventura em terras nipônicas. Nagoya, a quarta maior cidade do Japão, possui muitas atrações interessantes para os turistas: o belíssimo 名古屋城 (Nagoya jou = castelo de Nagoya), a badalada 上前津 (Kamimaezu = complexo de lojas semelhante a 25 de março!), a 名古屋テレビ塔 (Nagoya terebi tou = torre de TV de Nagoya), o 熱田神宮 (Atsuta jingū = templo de Atsuta)... mas como a maioria destes destinos nós, os aventureiros de Iwata, já conhecemos em visitas anteriores à cidade, então decidimos por fazer uma visita ao mundialmente conhecido 名古屋港水族館 (Nagoyako Suizokukan), o Aquário Público do Porto de Nagoya!

Chikatetsu do Pokémon! *o*

De Kira Yoshida, pegamos um trem até a estação de 金山 (Kanayama), onde pegamos um 地下鉄 (chikatetsu = metrô) - pela primeira vez no Japão, que emoção! - da linha 名港 (Meiko) até a estação 名古屋港 (Nagoyako), que também é o ponto final desta linha - ou seja, quase impossível errar! Em menos de 3 minutos, chegamos ao aquário, que fica grudadinho na estação. Pagamos as entradas, que custam 2000円 (2000 ienes = mais ou menos 23 dólares) para adultos e começamos nossa jornada.


O Aquário de Nagoya é MA-RA-VI-LHO-SO! Sabem aqueles aquários perfeitos que só temos a oportunidade de ver na TV, em que o vidro vai do chão até o teto, onde os visitantes ficam rodeados por peixes maravilhosos o tempo todo? O Aquário de Nagoya é assim, um mergulho em um mundo de sonhos! Há peixes e mamíferos de todas as espécies imagináveis, corais suuuper coloridos, pinguins bem fofinhos, cinema IMAX 3D, restaurantes com vista para um paredão onde nadam peixes tropicais e tartarugas marinhas, apresentação de baleias beluga e, a atração principal, o incrível show dos golfinhos, no piscinão do local. Há também show de baleias orcas - erroneamente conhecidas como baleias assassinas, coitadas! -, mas só ficamos na vontade, já que naquele dia elas não estavam se apresentando, infelizmente.


A arquitetura do Aquário é tão moderna que parece até uma estação de trem bem chique ou até mesmo um pequeno aeroporto. Do lado de fora, esculturas de pinguins, golfinhos e baleias, que são acesas ao anoitecer, colorindo o ambiente. Há também um fofíssimo mini-jardim com duas esculturas de pinguins e uma caixa de correio também em forma de pinguim! Do lado direito, uma imponente roda-gigante do parque de diversões localizado ao lado desponta no azul do céu em meio à visão e movimentação de navios no porto de Nagoya, compondo a atmosfera portuária do Aquário. Veja algumas fotos!





O Aquário é dividido em dois edifícios, o (Kita = Norte) e o (Minami = Sul). Começamos nosso mergulho no prédio Norte, no espaço chamado 日本の海 (Nihon no umi = Oceano do Japão), onde, logo de cara, estão os golfinhos e as baleias beluga, expostos em enormes "vitrines" de água salgada, nas quais nadam, brincam e comem, diante dos olhos atentos e admirados dos visitantes. Ficam tão perto de nós que quase podemos tocá-los e acariciá-los, se não fosse pelo vidro. Nunca tinha visto um golfinho de perto, o tamanho e a beleza deste mamífero são impressionantes! Os golfinhos parecem cachorrinhos aquáticos, pois brincam uns com os outros o tempo inteiro, nadam de barriga pra cima e parecem estar sempre sorrindo. São muito fofinhos! *o*


Assista abaixo dois vídeos dos golfinhos!



As baleias beluga também são lindas e amigáveis. Também chamadas de baleia-branca, elas são originárias do ártico e são bem gordinhas e fofas. Nadam de forma graciosa e parecem sempre prontas para brincar. Essas nadadoras de águas geladas também emitem sons agudos que assemelham-se a assobios, muito gostosos de ouvir. Na apresentação, a tratadora dos animais mostra à platéia o leite das mamães belugas: ele é verde! Muito engraçado!


No mesmo edifício, do lado de fora, está a メインプール (mein puuru), a grande piscina de apresentações de animais marinhos, considerada a maior do mundo. A piscina é o palco onde brilham os golfinhos e as orcas, onde os animais brincam, se divertem e encantam multidões todos os dias. Os lugares nas arquibancadas são disputados; é preciso chegar horas antes do espetáculo para garantir uma boa visão do show. Os assentos mais desejados são os inferiores, onde os artistas jogam água na platéia! Isso mesmo! Os golfinhos nadam na borda da piscina e batem com força a cauda na água, espirrando-a para todos os lados! Muito legal! Afinal, quem não gostaria de tomar uma ducha de água salgada de um golfinho super fofo?


A apresentação começa com uma breve mensagem educativa incentivando a preservação das espécies ameaçadas de extinção e um vídeo que apresenta os artistas do aquário, com seus nomes, personalidade e tudo mais! E, então, o show começa: coreografados com uma música empolgante que toca ao fundo, os lindos golfinhos pulam, nadam, dançam, rodopiam, carregam os tratadores e fazem graça em perfeita sincronia. Por viverem em grupos em seu habitat, eles são seres amigáveis, pacíficos e muito brincalhões. A inteligência destes animais assusta, de tão extrema e quase humana: sob o comando de seus tratadores, eles fazem reverência para a platéia, riem, dão giros de 360°, pegam freesbies, fazem as mais loucas acrobacias e até falam! A velocidade com que os golfinhos nadam também deixam qualquer um de queixo no chão: eles podem atingir 40 km por hora! São os 新幹線 (shinkansen = trem-bala) marinhos!


Sob as lotadas arquibancadas, há outro paredão de vidro com vista para os golfinhos, mas este espaço se diferencia dos demais por possuir uma área especial para sentar, relaxar e apreciar o espétaculo de outro ângulo: direto do fundo da piscina! É como uma sala de cinema, onde o filme acontece ao vivo, diante de nossos olhos!


Assista alguns vídeos do espetáculo dos golfinhos de Nagoya!






Semana que vem, a parte 2 desta aventura direto das profundezas nipônicas!

Matta, ne!!!  v(^_^v)♪

Um comentário:

  1. Os golfinhos, os pinguins, o chikatetsu de Pokémon Black/White. São esse tipo de coisa que atraem os ocidentais para o oriente, a exploração de um admirável mundo novo e ao mesmo tempo já familiarizado que só os orientais conseguem fazer.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário para o casal de Iwata! ^^