2010/10/29

すごい!名古屋港水族館: O incrível Aquário Público do Porto de Nagoya - parte 2

Dando continuidade à nossa aventura no Aquário de Nagoya! Se você não leu a parte 1, clique aqui ou role a página para baixo! ^o^


Caso precise sair do complexo, para comer em algum restaurante da praça de alimentação do lado de fora, por exemplo, antes é preciso carimbar as costas da mão esquerda com um carimbo de tinta transparente. Mas... se é transparente, como saber se carimbei direito ou não?! Jamais subestime a inteligência dos japoneses: na saída, um funcionário fará o 確認 (kakunin = checagem, verificação) usando uma lanterna de luz-negra, que, em reação com a tinta (que deve ter em sua composição luminol, aquela substância usada pela polícia científica para encontrar vestígios de sangue na cena de um crime), mostrará o local carimbado em tons de azul fluorescente, confirmando que carimbou direito e, ao entrar novamente no aquário, o funcionário fará o kakunin mais uma vez para se certificar de que aquela pessoa já pagou o ingresso e pode entrar de novo. Muito mais inteligente, limpo e discreto do que aqueles carimbos nojentos de parques de diversões que impregnam na pele durante semanas!


No prédio (Minami = sul) há uma maior variedade de peixes, mamíferos, moluscos e aves, inclusive da fauna tropical australiana e da Antártica. No primeiro andar, há esqueletos e vídeos holográficos de peixes abissais, aqueles esquisitões que vivem nas profundezas mais remotas dos oceanos, onde nem a luz do sol chega. Já no segundo andar, há o tanque 黒潮 (Kuroshio), um enorme paredão de vidro, assemelhando-se a uma tela de cinema, que vai do teto ao chão, onde centenas de peixes diferentes dão o ar da graça, como o belo tubarão-martelo, as esvoaçantes arraias e o curioso cardume de sardinhas. すばらしい!(subarashii = maravilhoso, belo)

Akio e Akira-san e o cardume de sardinhas! XD

Assista ao vídeo abaixo!


Logo ao lado, um túnel de vidro nos envolve da cabeça aos pés com os mais belos e exóticos seres do ecossistema marinho. Mais à frente, tanques repletos de tartarugas marinhas de todos os tamanhos, peixes-palhaço, lagostas, caranguejos gigantes, estrelas do mar, camarões, baiacus, águas-vivas e corais multicoloridos. Ufa! São muitas paisagens e seres de tirar o fôlego!



Assista aos vídeos abaixo das águas-vivas!



No terceiro andar, os maiores astros da fauna mais gelada do planeta: os fofíssimos e desengonçados pinguins! No tanque há mais de 30 pinguins-rei e pinguins de outras espécies que não identifiquei. Eles são carismáticos, engraçados e beeeem barulhentos! Do lado de fora do tanque, há alto-falantes que permitem aos visitantes escutar a sinfonia dos pinguins. E, assim como o tanque dos golfinhos do fundo da piscina, também há degraus para sentar e admirar toda a movimentação dos pinguinzinhos.




No final da excursão, como não podia deixar de ser, há uma lojinha de おみやげ (omiyage = lembranças, presentes) esperando pelos ienes dos visitantes. Há tudo, absolutamente tudo, relacionado aos animais marinhos vistos no complexo: canetas, chaveiros, camisetas, bichos de pelúcia, roupas, jogos, comidas, enfeites. É tudo tão fofo! É quase impossível resistir à tentação! Aaahhh, meu rico dinheirinho, que pena de gastá-lo! Mas, por fim, não teve jeito, fui vencida pelo meu espírito consumista de coisas fofas: levei dois itens da loja, um pinguinzinho de pelúcia e um chaveiro de celular com um golfinho, uma foca e um pinguim. かわいい!



O Aquário de Nagoya é a mais divertida aula de ciências que alguém pode ter. É muito legal observar os animais, conhecer mais sobre seus hábitos, admirar suas diversas cores e tamanhos, explorar as profundezas de um mundo pouco conhecido pelo homem. Além disso, o Aquário de Nagoya nos alerta sobre a importância da preservação ambiental e da proteção dos animais ameaçados de extinção. Afinal, há algo mais triste do que nunca mais poder ver golfinhos, baleias e outros animais incríveis felizes e livres na natureza?


Para quem também quiser viver este sonho:

O Aquário de Nagoya abre de terça-feira a domingo, das 9h30 às 17h30.
Para quem vai de metrô, fica a 5 minutos a pé da saída 3 da estação Nagoyako (linha Meiko). De carro, basta procurar a região portuária, no bairro Minato-ku, próximo à rota 23.
Custa 2 mil ienes (adulto) e 500 ienes (criança).
Site: www.nagoyaaqua.jp


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário para o casal de Iwata! ^^