2010/07/10

大好き日本!: coisas que ADORO sobre o Japão!: segurança


Começo agora uma nova saga no blog Iwata Kappuru: 大好き日本!: coisas que ADORO sobre o Japão! A cada post, um novo item que explica um pouco sobre o meu amor por este país tão especial! Para estrear a saga, falo sobre a segurança na terra do sol nascente! ^___^

Imagine poder andar na rua, escura, deserta, às 3:00 am, sem motivos para se preocupar. Ou então dormir com as portas de casa destrancadas, ter janelas sem grades (mesmo morando no primeiro andar e de frente para a calçada) ou deixar suas sandálias favoritas do lado de fora. Ir ao supermercado de 自転車 (jitensha = bicicleta) e largá-la, sem cadeado, no estacionamento. Ou até mesmo sua moto, e deixar o capacete solto sob o assento e só voltar horas mais tarde. Andar em ruas movimentadas com grandes quantias de dinheiro no bolso ou exibir no trem lotado seu celular recém comprado, o modelo mais moderno e caro disponível no mercado. Poder fazer isso tudo e não acontecer absolutamente nada. Nada de roubos, furtos, sequestros, estupros, assassinatos. Até parece roteiro de filme de ficção científica para nós, brasileiros, acostumados a viver totalmente paranóicos à mercê de marginais, mas no Japão a realidade é assim!

De acordo com o Global Peace Index, que mede o índice de paz dos países, em 2010 o Japão alcançou o 3º lugar em segurança, ficando atrás somente da Nova Zelândia e Islândia. Em outros anos, a pesquisa deu o 7º lugar ao arquipélago, o que está bem longe de ser considerado ruim. O Brasil, por exemplo, está em 83º lugar, um pouco acima dos Estados Unidos da América, na 85º posição! A pesquisa leva em conta dados como relação com países vizinhos, direitos humanos, nível de crimes violentos, número de armas em circulação, percepção da sociedade sobre a violência, terrorismo e população carcerária a cada 100.000 habitantes. Segundo a pesquisa, o Japão tem uma boa relação com os outros países, são raros os homicídios e outros crimes e o terrorismo é inexistente. 良かった!(yokatta = que bom, que alívio!)

No Brasil, quem nunca ouviu falar que fulano foi assaltado? Ou algum conhecido que teve o carro roubado? Ou até mesmo na mídia, onde só se fala da crescente onda de violência na cidade maravilhosa e na terra da garoa? Aqui no Japão é totalmente o contrário. Quase todos os nossos amigos brasileiros que estão aqui há 3, 10, 15 anos dizem nunca ter ouvido falar nada sobre cicrano ter sido roubado ou qualquer outro ato criminoso similar. Nem mesmo o clássico roubo do pãozinho na padaria.

Mas, para não acharem que aqui é o paraíso, o único relato que ouvi até hoje foi sobre o famoso ladrão de calcinhas! Sim, eles realmente existem e aterrorizam a vida das mulheres! A mangaká de Ranma ½ não exagerou ao dar este fetiche ao velhinho Happosai! Alguns japoneses tem uma forte tara por lingeries usadas e roubar パンツ (pantsu = calcinhas, mas também podem significar cueca ou calça!) do varal alheio já se tornou um traço cultural. Em uma rápida pesquisa no Google, encontrei notícias e até blogs de brasileiras relatando o ocorrido. Pois é, moça: se você vier ao Japão, pense duas vezes antes de pendurar suas lingeries favoritas do lado de fora. É melhor deixá-las penduradas no banheiro mesmo, pois é bem provável que algum 変態 (hentai = tarado, pervertido) pegue justo aquela calcinha de estimação tão querida!

O velho Happosai e seus roubos!

Tirando os tarados de plantão, todos são unânimes sobre a segurança do Japão. É seguro até demais. Excessivamente tranquilo. Tão seguro que chega a ser sem graça, para os acostumados ao caos. A carreira de policial deve ser entediante. Quero dizer, nem armas eles carregam, pois simplesmente não precisam delas! É raro passar alguma notícia sobre criminalidade na TV: quando passam, trata-se de um caso realmente extraordinário. É bem mais comum a mídia nipônica noticiar suicídios do que assassinatos, por exemplo. Então, no geral, dá para ficar sossegado, sem neuroses! No entanto, deixe suas roupas íntimas secando dentro de casa, ok? XD

Mas, se mesmo assim, você estiver andando por alguma rua do Japão e sentir algum elemento suspeito na sua cola, pode se disfarçar com a super saia 自動販売機 (jidouhanbaiki = máquina de venda automática) de Coca-Cola!

Cosplay instantâneo! Em alguns segundos você se transforma em uma legítima jidouhanbaiki!

Ou então usar essa bolsa suuuper estilosa que imita uma tampa de bueiro para camuflar seus pertences mais valiosos!

Vê a semelhança? Imperceptível!

Se a rua estiver puro breu ou bem movimentada, dá até para enganar, né? Mas de dia, no meio de uma plantação de chá, é bem provável que o criminoso perceba a farsa da saia antirroubo! Criada pela estilista Aya Tsukioka, o modelito foi inspirado nas técnicas de disfarce dos ninjas. Para ter seu próprio cosplay de jidouhanbaiki, desembolse 800 dólares. Esse definitivamente não é um cospobre!

Assista ao vídeo para ver na prática como funcionam essas camuflagens tipicamente japonesas!


Por duas vezes, fizemos testes de segurança totalmente sem querer. Em uma noite, esquecemos de trancar a porta de entrada. Ficou sem o trinco a noite e a manhã inteiras. Dormimos tranquilos e só fomos perceber a mancada no dia seguinte, ao sair de casa e ver que tudo estava aberto. Em todo caso, verificamos o apato todo e constatamos que nada havia sido roubado ou mudado de lugar. Porém, da outra vez foi pior: esqueci a chave do lado de fora! Há um grande マンション (manshon = conjunto de apartamentos) em frente do nosso apato, então era quase impossível ninguém ter visto a chave (que fica em um chaveiro amarelão!) pendurada na fechadura a manhã inteira. Ela passou a noite lá, e só foi notada por um colega que veio tocar a campainha. Senão teria ficado lá até sairmos de casa! Ah, se fosse no Brasil...

Aqui em Iwata, é bastante comum vermos 女の子 (onna no ko = menina) ou 男の子 (otoko no ko = menino), miudinhos, かわいい, de 5, 7 ou 8 (sai = anos de idade) voltando sozinhos da escola. Completamente sós ou acompanhados de um pequeno grupo formado por mais 3 ou 4 crianças. Nada de perua escolar ou pais indo buscá-las: elas voltam a pé ou de bicicleta, todos os dias, e nada acontece a elas. As crianças japonesas são ensinadas desde cedo a serem independentes, ao contrário das brasileiras, que são mimadas pela violência. Isso tudo é tão natural que elas não parecem assustadas. Uma vez, após o trabalho, um menino de aparentemente 8 anos, de bicicleta, passou do nosso lado, sorriu e nos cumprimentou com um fofíssimo こんにちは (konnichiwa = boa tarde)! Geralmente somos nós quem cumprimentamos os japoneses, então ficamos espantados por termos sido cumprimentamos por um garotinho tão novinho! Quero dizer, as famílias japonesas não ensinam que não se deve falar com estranhos? Ou nem os estranhos representam ameaça?

Garotinha fofa passeia pelas ruas tranquilas de Fukuoka!

Como os japoneses utilizam muito a bicicleta para se locomover, há estacionamentos voltados especialmente para elas em supermercados, shoppings e estações de trem. Olhem as fotos abaixo, tiradas na estação de Nishio, em Aichi-ken, e em uma movimentada avenida de Hamamatsu, na província de Shizuoka.



É o caos! Parece um buraco negro de bikes, não é? Mas, acreditem, nenhuma delas está presa a nada, e nem fechada com cadeado! E pior: as bicicletas não são roubadas, nem trocadas por engano! Cada um sabe qual é a sua e nenhum espertinho-sem-jitensha pega a do outro nesse labirinto. Só no Japão mesmo!

O Japão é, sem dúvidas, um país no qual a ordem, o respeito, as leis e a segurança social imperam. Em contrapartida, os japoneses precisam se preocupar com terremotos, tufões, nevascas, erupções vulcânicas e outros fenômenos naturais que culminam em tragédias. E aí, qual você prefere?

Ja, matta ne! ^o^ v

9 comentários:

  1. Meu desejo de morar no Japão só aumentou depois de ler seu blog! Mas acho que mesm morando nessa tranquilidade toda nunca perderia o hábito de carioca acostumada com o caos. qq Se não for ousadia de minha parte há quanto tempo você mora aí? ><

    Eu estava ouvindo Jitensha (13 Encerramento de Naruto Shippuden) no momento em que lia Jitensha no seu blog, DHASUIHDAISHD foi muito mágico. qqq

    Ah, outra coisa que queria te perguntar, aí no japão as boybands coreanas são famosas? :B
    Bjks :*

    ResponderExcluir
  2. Aaaah que inveja!

    Sim, morri de inveja, quero morrer D:

    Queria viver assim, em paz, sem ficar com medo absurdo de ser assaltada, estuprada, morta, desossada, o escambau. Tenho a sensação que há um meliante em cada esquina e que vou morrer no instante que vacilar!

    Definitivamente um lugar desses é péssimo pra viver! Ainda mais eu, que sou super insegura, que dormia com cabo de vassoura ao lado de cama pra bater nos invasores quando criança!

    E eu adoro bicicleta, mas minha mãe não me deixa ter por conta dos roubos =/
    Roubaram a bike da minha irmã uns cinco meses depois de ela comprar ¬¬

    E obrigada pela ajuda, vou procurar e conferir o som dessas bandas! :)

    Eu adoro esses posts explicativos sobre o Japão, sou apaixonada :D
    Ainda mais que você usa o idioma deles para explicar, bem melhor! Eu queria tatuar dois kanjis japoneses mais pra frente: o de 'lua' e o de 'sorte', mas eu não sei qual é o kanji de sorte D:

    Eu queria tatuar por conta do meu nome, mas às vezes penso que seria brega DDD:

    ResponderExcluir
  3. Beta amiga,eu adoooooro seus posts,moro aqui a quase 20 anos e amo esse pais,a cultura e educacao japonesa,claro que nao sao perfeitos,mas chegam proximo ne?
    Sobre as criancinhas,estudantes falarem Konichiwa isso deveria ser comum,pois na escola Aisatsu eh prioridade e as escolas se orgulham quando tem fama dos alunos comprimentarem primeiro os adultos nas ruas,quando ando com minha filha pelas ruas e avistamos alguem vindo na nossa direcao ela logo diz,eu vou falar primeiro,nao fala,ela morre de medo de eu ou a pessoa falar o konichiwa primeiro rssss.Eu sou apaixonada por shogakusei,sao uma graca mesmo.Se vc for na frente de um shogakko na hora da saida e ficar prestando atencao nos alunos todos certinhos indo embora pelo caminho indicado obrigatorio,que fofos,vc se apaixonaria mais,se anima a fazer um japinha falso nao?
    E mudando de assunto,vou ver onde fica esse lugar de flores que vc ensinou,parece Hamakita,eh longinho da estacao,mas tem trem,nao consigui visualizar nenhum mapa,vou procurar mais.
    Beijinhosssssssssss

    ResponderExcluir
  4. Nossa, eu quero MUITO conhecer o Japão, e claro, a segurança é um dos motivos que me agradam bastante. Aqui na minha rua, em Porto Alegre, chega 20h, é um perigo sair na rua, sempre tem uns mal encarados andando por aqui... eu morria de medo quando tinha que voltar tarde da facul.
    E é por essas e outras que essa segurança toda e tranquilidade em morar no Japão me chama muito a atenção. Sobre os tarados de calcinha, já me contaram isso também, e é bizarro, não? Soube também de japoneses que passam de carro à noite por colegiais e pedem para comprar as calcinhas delas... taradice total!

    Curto muito teu blog, Beta! ;)

    ResponderExcluir
  5. Beta querida
    Dias 6,7 e 8 de agosto vai ser a comemoracao dos Tanabata no centro de Hamamatsu,nao sei exatamente a programacao,mas a cidade fica toda enfeitada,cheia,tem apresentacoes em varios pontos do centro,provavelmente um palco em frente ao Entetsu,concurso de Yukata etals.Tbem no dia 7 sabado,vai ser o Fukuroi Hanabi,nao sei s evc ja foi,ano passado foi cancelado devido a crise,mas esse ano eles voltarao,eh um dos maiores do Japao,imperdivel,se vc nao viu ainda os de Tokyo,Yokohama,vai ficar impressionada com a beleza desse,dica,va de yukata.Beijossssss

    ResponderExcluir
  6. hellou!pois e se no brasil os +,+tivessem se quer um pouquinho da educaçao e respeito dignidade que o povo japones tem quem sabe esse mundo ainda teria jeito!

    ResponderExcluir
  7. Oi, sou josefina e amo o japão com todas as minhas forças, já fui pra lá mas não tive tempo de visitar muita coisa. Eu tive um filho com um japones, mas ele morreu quando tinha só 6 meses. Com pesar eu digo isso, pois é muito pesado aguentar. Adorei esse site, é muito explicativo, mas me fez lembrar do meu filho, então eu chorei o tempo todo.

    ResponderExcluir
  8. Olá bom atualmente eu e minha mulher moramos no Japão e criamos um canal no youtube pra mostrar como é as nossas vidas nesse lugar maravilhoso
    vou deixar o link abaixo quem quiser conhecer !!!!
    https://www.youtube.com/channel/UCYFAafUbZmTChL9-28My2ig

    ResponderExcluir
  9. Olá bom atualmente eu e minha mulher moramos no Japão e criamos um canal no youtube pra mostrar como é as nossas vidas nesse lugar maravilhoso
    vou deixar o link abaixo quem quiser conhecer !!!!
    https://www.youtube.com/channel/UCYFAafUbZmTChL9-28My2ig

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário para o casal de Iwata! ^^