2010/05/12

春は美しい: a maravilhosa primavera japonesa!

Ainda não conheci todas as estações do ano no Japão, somente o rigoroso inverno e agora a deliciosa primavera, mas tenho certeza que a primavera é a mais bela e agradável de todas! Sou suspeita para falar, afinal de contas, é a época em que as minhas idolatradas sakuras florescem! Mas ela é minha queridinha também porque o clima fica mais ameno e quentinho, as flores deixam a paisagem urbana mais colorida e cheirosa e as pessoas parecem mais felizes, mais acolhedoras. Não é à toa que a primavera seja a estação mais retratada nos animes e mangás; quem nunca viu colegiais envoltas às sakuras, com pétalas rosadas caindo em seus cabelos esvoaçantes? Dá até a impressão de que todos os dias no Japão são daquele jeito, o que deixa muita gente desiludida quando lê posts em blogs como o meu!  ごめん、ね、みんなさん (Gomen, ne, minna-san = desculpa aí, pessoal!). Sendo ou não a primavera eterna, 日本の春は美しい! (Nihon no haru wa utsukushi = a primavera do Japão é maravilhosa!).

Os dias da primavera nipônica são ensolarados, mantendo uma média de 15ºC. Chove um dia ou outro e a temperatura até chega a cair, mas o sol logo volta a nos aquecer. Mesmo com o mormaço, é preciso usar protetor solar! Sempre! Além disso, nos スーパーマーケット (suupaamaaketto = supermercado) e 薬局 (yakkyokufarmácia) são vendidos diversos modelos de arm warmers (algo como "esquenta-braço", se é que essa tradução existe!), que são espécies de luvinhas até o cotovelo que protegem dos raios ultravioleta do sol. Esses acessórios vendem feito água, já que as mulheres japonesas são completamente maníacas e obcecadas por uma pele alva (esse tema será melhor explorado em um post exclusivo!). Eu mesma já usava várias dessas no Brasil, por questão de estilo e por ser um meio termo em épocas em que não faz nem frio, nem calor. Mas nunca pensei em também utilizá-las para proteger-me do 太陽さん (Taiyou-san = senhor Sol, em uma linguagem beeeem kawaiizinha! ^_^).

O sol aparece mais cedo e se põe mais tarde. Às 5 am, já dá para ver tudo claro do lado de fora, e às 7 pm começa a escurecer. Isso pode ser bom e ruim: bom pois o dia dura mais tempo, sendo possível apreciar as coisas ao redor até tarde (o Japão é suuuper escuro, pois não há iluminação nas maioria das ruas! Questões ecológicas...), mas ruim para quem tem uma cortina sem vergonha de hyaku en bem fininha no quarto, o que faz com quem dorme despertar com qualquer claridade... neeeem preciso dizer que isso se aplica ao nosso caso, né?  ('Д `*)

De março a maio, fugimos de nossas duras rotinas para apreciar as obras da mãe natureza. A primavera chega e nos leva a relaxar um pouco, deixar os problemas do dia-a-dia de lado e parar para cheirar as flores que aparecem de repente naquele parque ou naquela esquina que passamos todos os dias. Primeiro aproveitamos as sakuras, que duram tão pouquinho e nos deixam com gostinho de quero mais até a próxima florada. Elas nos hipnotizam, nos forçam a aproveitá-las o máximo possível para sentir o mínimo de saudades, pois só ano que vem elas voltarão. Depois que elas se vão, ficam as outras flores, igualmente belas, que lhes mostro a seguir! Nada melhor do que fotografias para expressar com clareza e exatidão a beleza da primavera do Nihon! (≧ω≦)



Matta, ne! 

2 comentários:

  1. Lindo Post...
    Curtindo Muito o Japão,hein.. rs
    Abs a Vcs

    ResponderExcluir
  2. Gosto do modo como você descreve o Japão...ai ai ai, que invejinha!!!!!!!! E que fotos lindas!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário para o casal de Iwata! ^^