2012/07/01

懐かしい磐田:Verão em Iwata



O verão chegou semana passada à terra do sol nascente e, com ele, temperaturas elevadíssimas, dias mais longos, 夏ばて (natsubate = indisposição de verão) e insetos malignos e nojentos. Suar sem fazer o menor esforço, gastar uma grana preta com ar-condicionado, não ter pique para fazer as tarefas do dia a dia e ter a casa invadida por criaturas apavorantes fazem parte da rotina de qualquer habitante do arquipélago entre os meses de junho e setembro. Mas, peraí! O verão japonês não se resume a uma época insuportável, que amaldiçoamos o tempo inteiro com palavras de baixo calão e que não vemos a hora de dar adeus. A estação mais quente do ano pode ser a mais alegre e mais divertida, também! É a época dos 花火大会 (hanabi taikai = festival de fogos de artifício), de tomar 緑茶 (ryoku cha = chá verde) bem geladinho, de vestir um 浴衣 (yukata = kimono de verão) fresquinho, comer um delicioso prato de うなぎ (unagi = enguia) e escutar a sinfonia das セミ (semi = cigarras)! Além disso, sol e calor combinam muito bem com praia e かき氷 (kakigori = raspadinha com sabor)! E Iwata é uma cidade com uma super infraestrutura para receber o calorão! ♪(゚▽^*)ノ⌒☆



No Japão, o verão começa no dia 21 de junho e só termina por volta de 23 de setembro. Em Iwata, por ser uma cidade litorânea, a estação dura um pouquinho mais: a temperatura já começa a subir em maio, mas só mesmo em julho a cidade ferve de vez e, finalmente, no fim de setembro, ela fica fresquinha novamente. São quase 3 meses e meio de calor, sendo julho e agosto realmente insuportáveis. Quando digo insuportável, não duvide: não faz menos de 28°C e é bastante comum chegar a 35°C, todos os dias. Pelo fato do verão japonês ser exageradamente úmido, a sensação que se tem é de estar 24 horas dentro de uma sauna! E, para refrescar, nada melhor do que curtir uma praia! Weeeeeeeeee na areia! (ノ◕ヮ◕)ノ



A praia de Iwata tem cerca de 12 km de extensão e faz parte do subdistrito de 福田 (Fukude). Fukude é um distrito com a "cara" de Iwata: é essencialmente agrícola e a paisagem rural domina o horizonte. (⌒-⌒; )


Arrozais a perder de vista! (*^▽^*)


Os カラス (karasu = corvos) fazem a festa no campinho de arroz! ψ(`∇´)ψ



Não se deixe enganar. Os karasu podem parecer bonitinhos, mas são umas pestes! Estão no mesmo patamar dos pombos. Só que os corvos são infinitamente mais inteligentes e bagunceiros. Eles são uma mistura de pombo com cachorro sem dono. Já que no Japão não existem vira-latas abandonados pelas ruas, eles assumem a função de rasgar o lixo das residências e emporcalhar a vizinhança inteira. Em muitos condomínios, o lugar em que se joga o lixo domiciliar é protegido com redes, para evitar que esses "marginais" de penas façam baderna. Ah! E aquela história de que os corvos jogam sementes no meio da rua para que os carros passem por cima e quebrem a casca, é a mais pura verdade! Já presenciei a cena diversas vezes, só que com uma diferença: em vez de sementes, SACOS DE LIXO! Dá pra acreditar na capacidade de raciocínio dessas aves!? (≧Д≦)


O verão é amarelo! As 菜の花 (nanohana = flores de colza) colorem o horizonte de Iwata! (♥∀♥)


朝顔 (Asagao = não encontrei um nome oficial em português, mas deve ter algo a ver com Glória da Manhã) são flores típicas do verão e muito populares no Japão! Gosto muito do formato dessa flor, lembra um trompete! (*´艸`)


No litoral, o sol parece maior e as tonalidades do céu são incríveis! A terra do sol nascente faz jus ao seu apelido! (◦'ںˉ◦) 


A praia de Iwata é bem vasta e muito frequentada por pescadores e surfistas. Lá venta muito, o que faz com que as ondas sejam enormes, tornando-a perfeita para esportes radicais e contra-indicada para banhistas. Nas três vezes que fui, nunca a vi cheia. Raramente via alguma alma por lá! Nunca vi ninguém torrando no sol ou sentado sob o guarda-sol, como no Brasil. Já ouvi dizer que no verão os brasileiros organizam luais e até mini-raves nessa praia, à noite, longe dos olhos e ouvidos dos japoneses... (◎_◎;)


Os ventos poderosos da praia geram mini-tsunamis! (○д○ノ)



Cena comum no céu da praia. Parapentes são avistados por toda a costa! Weeeeeeeeee no céu! ヽ(o・∀・)ノ





Obviamente, nenhuma praia do Japão se compara às praias brasileiras ou até mesmo Okinawa, mas gosto muito da praia de Iwata! É uma praia muito linda e charmosa! Em algumas partes, tem até areia fofa, acredite! Em certos trechos, é possível visualizar pequenas dunas, desenhadas delicadamente pela ação dos ventos. Mas na maior parte dela, a areia tem um aspecto duro, sujo, escuro. Nesses trechos, há muitas pedras, conchas e, vez ou outra, latinhas, sacolas e tampas de garrafa. (இдஇ; )




Conchinha mais linda que já encontrei em toda a minha vida! (♥ᴥ♥)


A areia não é lá muito branquinha, mas é fofa o bastante para afundar os pés! \ (^ - ^) /


As "dunas" de Iwata! (๑´ლ`๑)


Areia super fofinha! (゚∇゚ )


Parte "feia" da praia: areia escura, dura e muitas pedras. (ㆀ˘・з・˘)


Impossível andar aí descalço... (இдஇ; )


Aqui, a areia se confunde com asfalto! Muitos poupam as pernas e vão de carro até o mar. As marcas de pneus não mentem... (*ノω<*)


あれ?Uma piscina natural no meio da praia?! ( ◎ Д ◎ )


Faça sol, faça chuva, faça frio, faça calor, lá estão os pescadores, o público mais fiel da praia de Iwata. (=´∀`)人(´∀`=)


Alguns deles vêm equipados com barco e tudo! (ノ▽≦*)


Uma garça encantadora deu o ar da graça! Garça em japonês é 白鷺 (shirasagi).  (*❤◯❤*)


Clique na imagem acima para visualizar a foto panorâmica! (o≧ ▽゚)o


Foto mais emo que já tirei na vida... (*/∀\*)


Olha o tamanhão desse tronco, perdido no meio da praia! (゚Д゚≡゚Д゚)


Ir à praia é sempre muito divertido! (* ̄∇ ̄*)


(-●▽●-) v


Esse é o meu marido trollando meu "V"... mereço? il||li(つд-。)il||li


Assista ao vídeo da praia! ↓  ↓  ↓  ↓  ↓





O que mais me chamou a atenção sobre essa praia foram os enormes "cataventos" de energia eólica! E são realmente muito altos: eles medem mais de 60 metros de altura! Fabricados na Alemanha (é possível ver o nome Nordex escrito neles), geram cerca de 4 milhões de kw por ano, sendo um dos maiores produtores de energia eólica de todo o Japão! Além de gigantes, lindos e poderosos, são também super amigos da natureza! Em combinação com a praia, é a maior representação de amizade entre o homem e o meio ambiente. NO NUKES!  ((o(○`ε´○)o)) 




Moinho de vento, em japonês, é bem literal (pra variar...): 風車 (fuusha ou kazaguruma). 風 significa vento e  significa carro, motor. (*≧ლ≦)



O modelo oficial do blog posa com o gigante da praia! (((*゚艸゚)))





Mas o que eu mais gosto da praia de Iwata é o farol! Praia sem farol, não é praia! Faróis são super estilosos e dão o maior charme a qualquer litoral. O 掛塚灯台 (Kakezuka Toudai = Farol Kakezuka) foi construído em 1887 e desde então passou por várias reformas. Localizado na foz do 天竜川 (Tenryuu Gawa = Rio Tenryu. O Tenryu extende-se por mais de 200 km, de Nagano a Shizuoka! O_O), o farol mede cerca de 16 metros de altura e sua arquitetura segue um estilo europeu. (*´艸`)




Vale a pena visitar esse cartão-postal de Iwata! (๑´▿`๑)♫•*¨*•.¸¸♪


Assista ao vídeo abaixo do farol! ↓  ↓  ↓  ↓  ↓




Perto do farol, está o 竜洋海洋公園 (Ryuuyou Kaiyou Koen = Parque Marinho de Ryuuyou), que funciona mais ou menos como um clube, com quadras, campos, piscinas e playgrounds. Dele é possível ver o farol e os cataventos gigantes. (◡‿◡*)❤


O parque, em si, é público, tanto é que só entramos, estacionamos e andamos por lá tranquilamente. Mas quem deseja utilizar as quadras e as piscinas, deve pagar uma taxa que varia de ¥100 a ¥1.000. Mais informações no site oficial. (o≧ ▽゚)o


Esse monumento (que, na verdade, é uma fonte) me lembra Stonehenge... será proposital ou minha imaginação é muito fértil? (⌒-⌒; )



Mapa do farol:

Exibir mapa ampliado



Mapa do parque:

Exibir mapa ampliado



Depois de um passeio pela praia de Iwata, que tal experimentar o melhor kakigori do Japão? Aguarde a próxima postagem e descubra quais são os 10 restaurantes com os melhores sorvetes e kakigoris para refrescar esse verãozão! Ψ(`∀´#)

Enquanto isso, leia outras postagens sobre Iwata e verão! (o≧ ▽゚)o



















E já que o clima é de nostalgia, que tal ler nossos primeiros posts, nos quais contamos sobre a nossa vinda ao Japão? (o≧ ▽゚)o




5 comentários:

  1. O verão japonês é parecido com o carioca, sendo que no RJ passa dos 40ºC, é tão difícil respirar e eu sempre "apago".
    Infelizmente estou com as pernas inflamadas devido á picada de insetos, os monstros arrancaram pedaço e até sangrou! Eu detesto insetos!!
    Asagao é Corriola em Portugal, meu marido levou umas sementes do Japão para dar pra minha mãe e meu padrasto que é português identificou a flor.
    Pelo menos Komagane possui temperaturas amenas.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Temos os mesmos gostos ,desgostos (oi,insetos e aracnídeos!) e sentimentos quando o assunto é verão! Sua descrição foi bem fiel e minuciosa (como de costume!)da realidade dessa estação.Os karasu vivem me assustando...(/_\)Adorei "os marginais" hahaha!Tenho dois
    yukata. As duas vezes que usei,infelizmente,(porque sou tímida) chamou muito a atenção dos japoneses.|_・)Imagino que com você deve ser assim também! Temos cabelos claros e cara de gringa, não tem como passarmos despercebidas,né? |_・) Bem que eu queria!
    Que linda a foto do casal de emos! (ღ˘⌣˘ღ) Não imagina como relaxei e me "transportei" assistindo aos vídeos da praia de Iwata! Ai!Os cataventos gigantes!Minha doce infância...♥
    Delícia de leitura!(⊹^◡^)ノ
    Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Absolutamente perfeito! O sol do litora, as mini-tsunamis, os parapentes, a areia fofa, os pescadores, o rastro dos carros, as dunas, os cataventos, e esse farol boss?! Vou te uma coisa: eu andava naquela praia toda cheia de pedra sem nenhuma dúvida, estaria feliz mesmo que nem perceberia.
    Esses cataventos me lembraram um (dos vários) vídeos que eu vi de um rapaz que filma lugares lindos de seu carro. No vídeo (http://www.youtube.com/watch?v=y-guyapZ6nI&feature=plcp) aparece um farol que eu de primeira pensei ser o do post, mas ele fica um pouco longe desse do post: http://goo.gl/maps/QHGt.
    PARABÉNS! Você me deixa cada vez mais apaixonado pelo Japão, e me diz cada vez mais, que tenho que um dia provar para todos que me chamam de louco, que a loucura valia a pena.

    ResponderExcluir
  4. Para variar fiquei babando no texto e nas fotos hahaha
    Beijo, Beta! Adoro aqui.

    ResponderExcluir
  5. Manу othег TENS units useablе on the market place, but pieсe of
    ωhat initially set it aѕide frοm the galvаnising pulseѕ thаt the Aurawave
    delіverѕ. Using a TΕΝS twist іf you агe expегiеncing dіѕсomfort and then sending low absolute
    fгequency electrіcаl сurгеnts imρulsе thrоugh them,
    you can break uр the nuisance in thаt orbit, іt has
    contіnueԁ to ԁеvelοp.

    Here iѕ my ωeb ρage :: aurawavereview.com

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário para o casal de Iwata! ^^