2012/04/15

関東の桜:所沢航空記念公園 - As cerejeiras de Kanto: Parque da Aviação de Tokorozawa



Do mais alvo tom de branco às mais profundas matizes magenta, as (sakura = flor de cerejeira) são as grandes estrelas da primavera nipônica. A nova estação chegou no mês passado (21 de março), mas o clima primaveril só aparece quando desabrocham as primeiras pétalas das cerejeiras. Com um pouco de atraso em relação ao ano passado devido ao prolongamento do inverno e resistindo aos "tufões de primavera" que atingiram todo o país no começo do mês, as sakuras tardam, mas não falham! Mais uma vez as belas flores deixam as ruas, avenidas e parques de todo o Japão mais bonitos, coloridos e delicados. (◡‿◡*)❤



A melhor época para conhecer o arquipélago é agora: todos os lugares do país ficam assim, rosinhas! Templos milenares e parques são os destinos favoritos dos apaixonados por sakura. Este ano, o Iwata Kappuru, fã de carteirinha da flor que simboliza o Japão, acompanhou o florescimento das cerejeiras na região de Kanto, principalmente Tokorozawa e Tokyo. Acompanhe nossa aventura e deslumbre-se com a beleza das flores de cerejeira! (✿◠‿◠)



É só olhar pela janela e constatar: a primavera chegou! Em nosso novo lar na cidade de Tokorozawa, fomos agraciados com pelo menos quatro cerejeiras: uma em frente à porta de entrada e outras três nos fundos, sendo possível contemplá-las pela janela do quarto e na varanda. A natureza não poderia ter dado um presente de boas-vindas melhor do que esse para os recém-chegados a Kanto! (ノ◕ヮ◕)ノ



A sakura em frente ao apato floriu antes de todas as outras. Ela já estava cheia de flores quando veio o taifu de primavera, mas acabou ficando peladinha. Que dó! (ㆀ˘・з・˘)



Essa sakura floriu junto com a anterior e também não aguentou a força dos ventos... tadinha! (。┰ω┰。)



Semana passada, as demais atingiram o 満開 (mankai = pico da floração)! Todas as manhãs, eu as cumprimento com おはようございます (ohayou gozaimasu = bom dia)! Lindas que só elas!  ♥ (*´艸`) ♥



Nem preciso mais sair de casa para fazer o 花見 (hanami = apreciação de flores)! Já posso comemorar com minhas próprias sakurinhas no "quintal"! (●⌒∇⌒●) 



As ruas de Tokorozawa também foram tomadas pelas belas árvores cor-de-rosa pálido. Em combinação com algum prédio, um poste de luz ou até mesmo uma clássica 自動販売機 (jidouhanbaiki = máquina de venda automática), as sakurinhas deixam a paisagem urbana muito mais interessante e colorida! (*≧ლ≦)


A sakurona mais linda de Tokorozawa! (♥ヮ♥)



Tokorozawa é conhecida como a cidade dos aviões por abrigar o primeiro aeroporto do arquipélago, hoje transformado em um museu. O 所沢航空記念公園 (Tokorozawa Kouukuu Kinen Koen = Parque Memorial da Aviação de Tokorozawa) é um dos principais spots de hanami da região de Saitama. Há mais de 500 cerejeiras espalhadas pelos 50 hectares do parque (cerca de 500 mil m², equivalente a 50 campos de futebol! Sim, o parque é gigantesco!).  ( ◎ Д ◎ )



Numa terça-feira de tempo razoavelmente bom, fomos ao parque fazer nosso tradicional hanami. Escolhemos um local tranquilo com uma sakura bem grande que pudesse nos proteger do sol. Em plena terça-feira, o parque estava lotado: levamos mais de 10 minutos para estacionar o carro e mais 10 minutos para achar um bom lugar para montarmos nosso piquenique. Dar de cara com multidões no meio da semana é um dos contrastes da cidade grande com o interiorrrrrrr! (´∀`*)



Levamos os seguintes itens para nosso hanami: 烏龍茶 (uron cha = chá oolong, meu favorito!), Coca-Cola (eu odeio, o marido ama --'), メロンファンタ (Meron Fanta = Fanta Melão, o melhor refrigerante de todos!), ツナマヨおにぎり (tsuna mayo onigiri = bolinho de arroz de atum com maionese), から揚げ (karaage = frango frito), Kit Kat sabor baunilha e, é claro, o meu amado 三色団子 (san shoku dango = doce japonês de três cores, guloseima obrigatória de hanami!). Apesar da nossa "mesa farta" e tipicamente japonesa, vimos alguns piqueniques à base de McDonald's desafiando toda a tradição! Hereges! Pecadores! (இдஇ; )


三色団子!!美味しい!!(((o(*゚▽゚*)o)))




Não há sensação maior de paz do que passar algumas horas debaixo de uma linda cerejeira com a pessoa amada, contemplando as flores, bebendo chá, comendo onigiri, observando o vento derrubar as pétalas pelo chão... (☆^ω^★)


Nossa sakura era meio... torta! Muito engraçada! (ノ▽≦*)


(*/∀\*)



花見ですね!




Já é de praxe "largarmos" nossos pertences em qualquer lugar para tirarmos fotos por aí. Mesmo com tanta gente passando, andando de bicicleta, fazendo caminhada, jogando basquete, passeando com o cachorro... nada nos deixa com medo. Bolsas, carteira, iPhone, chave do carro, tudo ali, abandonado sobre a nossa toalhinha tradicional de hanami. Sempre brinco com o meu marido, dizendo: "Fica de olho nesses japas trombadinhas!". (ノ▽≦*)



Já falei sobre segurança nessa postagem. No Japão, não existe "medo de ladrão". Com certeza criminalidade existe em qualquer lugar do mundo, mas aqui é extremamente raro e eu consigo respirar tranquila até mesmo morando numa cidade grande. Largar janela aberta, porta sem trinco e carro sem alarme já faz parte do dia a dia. ♥ \ (^ - ^) / ♥


Só tome cuidado com os paparazzi! X'D



O parque também conta com um laguinho cheio de patinhos fofos! (๑´ლ`๑)♥


Mas as cerejeiras são indescritíveis! Só vendo de perto para saber! 。;+*(★`∪´☆)*+;。 


Ninguém resiste ao charme das pequenas flores! Essas ainda estavam florindo, mas já eram assediadas pelos fãs... (*≧ლ≦)


O parque também possui outras árvores e flores, que ficam lindas junto às sakurinhas! (-^艸^-)



Assisti-las "morrendo" é um show à parte! Quando o vento bate mais forte, as pétalas voam graciosamente pelo ar, dando a impressão de uma tempestade de neve! Aliás, esse fenômeno é chamado de 桜吹雪 (sakura fubuki = tempestade de flores de cerejeira). (ノ◕ヮ◕)ノ*



O sakura fubuki faz uma "sujeira" danada! Deixa rios, lagos, ruas e calçadas cobertas de pétalas rosadas. Da vida à morte, a sakura é encantadora! ヽ(o・∀・)ノ。゚*゚o。゚o゚。*゚。


Dá pra sentir um pouquinho do fenômeno no vídeo abaixo...






As cerejeiras, como todos sabem, têm vida breve. Depois de atingirem o estágio mankai, dentro de uma semana as pétalas começam a cair e em questão de dias elas já estão verdinhas. Alguns aplicativos para iPhone, como o Weather News, fazem a previsão do sakura fubuki. Aqui em Tokorozawa o fenômeno está previsto para o dia 17, mas pode ser antecipado se chover ou ventar muito forte. O fenômeno é um espetáculo para os olhos e para a alma, mas também é muito triste pois marca o fim da vida das flores de cerejeira... do nascimento à morte, sempre brilhando! 。゚゚。゚。(((*゚艸゚)))



Não entramos no museu da aviação pois queríamos aproveitar ao máximo as cerejeiras do lado de fora. Fica para um próxima visita! ʅ(´◔ω◔)ʃ



E olha só como o parque é famoso: até o meu idolatrado Hidaka já o visitou! Reconhecem o avião acima? ♪(●^∀^●)♪



Ficou com vontade de conhecer o berço da aviação japonesa? Claro que sim! (♥ᴥ♥)

Endereço: 埼玉県所沢市並木1-13 (Saitama-ken Tokorozawa-shi Namiki 1-13)
De trem: desça na estação 航空公園 (Koku Koen) da linha 西武新宿 (Seibu Shinjuku).
Entrada: gratuita
Mapa:


Exibir mapa ampliado



Na próxima postagem, conheça o 東川 (Azumagawa) de Tokorozawa, um rio de 3 km de extensão com mais de 400 sakuras com iluminação noturna! (✿◠‿◠) v


Já falei sobre a primavera e a sakura em outros tópicos. Que tal ler mais sobre a flor mais linda da melhor estação do ano? (o≧ ▽゚)o

7 comentários:

  1. Belíssima e indefectível postagem! Que grande talento você tem em traduzir emoções pela escrita! Seus fãs agradecem por cada segundo da sua dedicação aos textos... Depois de pronto, recebemos este presente! (^O^☆♪. As fotos estão lindas! Quase senti o vento do vídeo, acredita? (☆^ー^☆)

    ResponderExcluir
  2. E anda melhorando cada vez mais nas fotografias! <3

    Fazer piquenique debaixo de uma cerejeira é algo que eu sempre tive vontade, especialmente porque vejo isso direto nos animes (principalmente Sakura Card Captor que ando vendo ultimamente).

    Eu ainda quero entender como você consegue colocar esses símbolos de estrelinhas, gotinhas e florzinhas nos emoticons. Não faço idéia de como se faz isso lol ('^-^)

    ResponderExcluir
  3. Arigatou sempre, Eva! Adoro seus comentários! (*´艸`)

    ResponderExcluir
  4. Luna, arigatou pelo comentário! Antes de vir pro Japão, eu também sonhava em fazer hanami e contemplar cerejeiras, ver hanabi e tudo mais. Culpa dos animes e mangás!
    Hahahaha, meus emoticons são todos "roubados"! Também não sei como os japoneses os fazem "à mão", são muito complicados.
    Eu tiro alguns desses sites, mas a maioria é do próprio iPhone, que já os traz prontos:
    http://kaomoji-cafe.jp/
    http://kaomoji.com/kao/text/
    http://kaomojiya.com/
    http://evoticon.net/

    :D

    ResponderExcluir
  5. Adoro o seu blog!!!!!! Leio sempre mas é a primeira fez que comento. Vc consegue descrever os seus momentos vividos no Japão com muita emoção. Já estive no Japão (sou sansei) no outono e amei. Agora quero ir na primavera para fazer hanami. Tbém fico impressionada com o seu gde conhecimento da cultura japonesa. Aprendo sempre. Continue com o blog...... E parabéns pelo seu novo emprego.

    ResponderExcluir
  6. olá!! tb adoro o seu blog, sempre leio.
    Adorei esse post pq simplesmente fico encantada com sakura, eu já morei aí e fiquei apaixonada por esse flor rosa, maravilhosa!
    Lindas fotos, parabéns!!
    bjos.

    ResponderExcluir
  7. Conheci o blog há alguns minutos atrás.
    Acho que já estou apaixonado rsrs
    Amo o Japão, sonho em um dia visita-lo.
    Essa postagem só aumentou minha vontade de dar olhada nesse país.
    Arigatou! ^-^/
    Vou continuar visitando aqui a partir de hoje.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário para o casal de Iwata! ^^