2011/03/19

Tsunami deixa rastros nos... supermercados?!

Ao contrário do que a mídia estrangeira tem divulgado aos quatro cantos do mundo: NÃO, NÓS AQUI NO JAPÃO NÃO ESTAMOS PASSANDO FOME! Muito menos nós, o Iwata Kappuru, que moramos beeem longe do palco da tragédia. Por aqui, garanto que todo mundo tem o que comer e o que beber, de sobra. Nossa situação é a melhor do mundo, comparada à da costa nordeste do país. No entanto, é fato que em diversos supermercados espalhados pelo arquipélago, certos itens, como água mineral, papel higiênico, arroz e ラーメン (ramen = lámem, "miojo"), tem desaparecido rapidamente das prateleiras. Aqui em Iwata, em Shizuoka, localizada a quase 600 km das cidades que sofreram com o 東北地方太平洋沖地震 (Tohoku Chiho Taihei Yooki Jishin = Terremoto da Costa do Pacífico de Tohoku), por incrível que pareça, também está acontecendo isso! O tsunami passou pelos supermercados de 東海 (Tokai = região que compreende as províncias de Shizuoka, Aichi, Gifu e Mie)?

Faltam pães...

O arroz sumiu...

O papel higiênico, desapareceu...

Água mineral?! Nem sinal...

Mas, calma aí!

Ainda tem macarrão e molho! De monte, olha só! Até azeite ainda tem!

Verduras e legumes!

Suculentos morangos (na promoção, ainda por cima!) e...

Até bananas! Tudo fresquinho!

Salgadinhos, gelatinas e bolachas! Que delícia!

Chá e refrigerante! De todos os sabores!

Sucos, idem!

Ou até mesmo Aquarius, que substitui bem a água mineral! Caixas e mais caixas!

Quem disse que não tem mais ramen em lugar nenhum? Aqui, ó!

No mercado, avisos de que o estoque daquele produto está baixo, em todas as prateleiras vazias. Aconteça o que for, os japoneses sempre são educados, em todas as ocasiões. Os japoneses tem o maior respeito do mundo com o consumidor, até em tempos assim. Eles sentem a obrigação de informar tudo ao cliente!

Alguns supermercados tem limitado a venda de um item por pessoa. Certíssimo! Não sejamos egoístas em tempos difíceis! Nada de excessos!

Além disso, até o comércio de Iwata aderiu ao racionamento de energia elétrica que acontece em certas províncias do país. Não porque é obrigatório (Iwata é abastecida por outra companhia elétrica, então está fora do rodízio), mas sim em tom solidário!

Prateleiras e geladeiras dos supermercados parcialmente apagadas!

Fachada do comércio no escuro!

Confesso que desconheço o real motivo para a queda no estoque dos supermercados das áreas que não foram atingidas pelo Tohoku Jishin. Estaria a população imitando os esquilos, estocando tudo em casa? Meu hamster também faz isso! Porém, as pessoas não parecem desesperadas! E, teriam elas, tanto espaço assim na dispensa de casa?! As casas japonesas são tão pequenas! Por qual motivo alguém precisaria estocar 832873287 caixas de água mineral? Tá, e se acontece outro desastre... como vão carregar essa dispensa toda com elas?! A situação pode não ser a de antes de 11 de março, mas não é motivo para se desesperar e se trancar em casa.

Ou será que não tem nada a ver e a real é que os caminhões de entrega não estão chegando até aqui? Afinal, algumas estradas no nordeste do país estão parcialmente destruídas. Ou estão dando prioridade ao abastecimento das áreas atingidas? Ou, simplesmente, estão consumindo mais do que está sendo produzido no país?

Enfim, seja o que for, o importante é que ninguém morrerá de sede ou de fome no Japão. Isso não existe no primeiro mundo, podem esquecer! Isso é sensacionalismo da mídia aí de fora, a mesma que diz que "o Japão inteirinho foi devastado"! A mídia "gringa" precisa rever muito bem as palavras que usa, pois fazem toda a diferença no contexto de uma notícia. Parece que o Japão todo, de Hokkaido à Okinawa, está destruído, na miséria, passando fome. Não é nada disso! As áreas que sofreram com o tsunami estão recebendo doações do país inteiro, e as vítimas estão sendo bem tratadas nos abrigos e pelas equipes de resgate. O Japão é assim, é humano, é solidário, é uma sociedade que funciona, pois vive em harmonia! Acostume-se!

Não se desespere com coisas tão pequenas! Se não tem mais papel higiêncio em um mercado, com certeza terá no outro; se não há arroz, que tal fazer uma macarronada? Ou então tomar uma daquelas sopas prontas? Viu só? Não há razão para pânico se acabou o pão ou a água mineral no mercado, tudo pode ser substituído, é só ser criativo e não entrar em pânico!

Aliás, essa foi nossa cestinha de compras de hoje...

Compramos banana, morango, pão de forma, salgadinhos, chocolates, refrigerante e pudim, no supermercado Max Valu. Lá, só não encontramos o papel higiênico...

Mas fomos à farmácia Winderland na esquina de casa e lá estavam eles! Um pacote por pessoa!

E na hora de pagar e empacotar tudo o que compramos... vem uma lembrança de que nem todos os japoneses têm esse mesmo privilégio que nós temos, de ir ao supermercado e comprar tudo aquilo que deseja, sem preocupações. Quase todos o comércio da região está arrecadando dinheiro para as vítimas do Tohoku Jishin.


Hoje faz uma semana desde o Tohoku Jishin. De certa forma, o Japão foi realmente devastado... emocionalmente. O país inteiro chorou junto com as imagens do tsunami na costa nordeste do Pacífico. Todos estão preocupados com Iwate, Miyagi e Ibaraki. As ondas gigantes destruíram casas, acabaram com sonhos, deram fim a vidas. As vítimas deste desastre eram como eu e você, tinham planos, objetivos, ambições. Mas algo ainda maior que tudo isso, jamais será tirado dos japoneses: a esperança! Essa situação toda logo acabará e o nosso querido, amado e idolatrado Japão se reerguerá e voltará ao normal. Os japoneses são guerreiros, não se dão por vencidos nem pela força da natureza. O Japão é como a Fênix, não importa o que aconteça, sempre renascerá das cinzas! Força, Japão!


がんばって日本!!

Ganbatte, Nihon!

ヽ(;▽;)ノ ヽ(*^◯^*)ノ


Para informações de qualidade e em tempo real, adicionem os seguintes sites aos Favoritos e sigam os Twitters indicados!


Sites recomendados:



Twitters recomendados:

2 comentários:

  1. Obrigada por ficar postando no blog, não consigo mais confiar em nenhum canal de televisão D:

    ResponderExcluir
  2. Voces são de Iwata?Eu sou de Fukuroi.Hoje fui ao mercado,e ainda faltava água e miojo.Mas de resto,tudo ok!Nem parece que aconteceu um fato triste dias atras.
    É assim,a vida continua.Vamos vivendo e aprendendo com os fatos.
    Mas o que me deixou meio triste,é que soube que várias firmas estão abrindo vagas.Por que triste?Porque essas vagas eram de brasileiros que,desinformados e com medo,estão indo embora pro Brasil!É o que dá buscar informação pela mídia "Alternativa"ou pra por em "Vitrine",kkkkkk.Abraços!!!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário para o casal de Iwata! ^^