2011/03/16

Shizuoka balança!


Os tremores não param de sacudir o Japão. E dessa vez o epicentro foi bem aqui, na província de Shizuoka, na cidade de Fujinomiya, a cerca de 115 km de Iwata.


Às 22h31 de hoje, um terremoto de magnitude 6 na escala Ritcher, intensidade 3 na escala Shindo, a 10 km de profundidade e de duração de cerca de 15 segundos atingiu a cidade de 富士宮 (Fujinomiya). Como mostra no mapa acima, aqui em Iwata, a magnitude foi de 3 graus. Não há risco de tsunami.

Tremeu pouco e não fez estragos em Iwata, mas foi o suficiente para deixar todo mundo alerta por aqui. Meus vizinhos correram para o lado de fora dos apatos com medo!

Já em Fujinomiya, 20 mil casas ficaram no escuro por algumas horas, objetos caíram no chão e casas apresentaram rachaduras.

Moradores da cidade se protegem com capacetes.

Repórteres, âncoras e entrevistados também utilizam o capacete.

Produtos das prateleiras dos コンビ二 (konbini = lojas de conveniência) tombaram e parte do teto da 市役所 (shiyakusho = prefeitura) despencou.

Segundo a NHK, não há risco de vazamento na usina nuclear de 浜岡 (Hamaoka), localizada na cidade de 御前崎 (Omaezaki), a cerca de 30 km de Iwata.

テレビ静岡 (Terebi Shizuoka = TV Shizuoka) balança, mas não cai!

No momento do abalo, eu estava conversando com minha mãe e minha irmã, que moram no Brasil, via Skype. E o mais irônico de tudo é que estávamos falando sobre o grande terremoto do dia 11! Elas devem ter achado que eu estava brincando quando gritei que estava tudo tremendo aqui! Peguei o notebook e tentei mostrar o lustre balançando, mas minhas mãos tremiam mais do que o próprio lustre...

Mas não entrem em pânico! Até o fechamento desta postagem, não haviam sido registradas vítimas fatais em Shizuoka. E a mídia japonesa afirma e reafirma: não é o 東海地震 (Terremoto de Tokai), o Monte Fuji não acordou e este abalo não tem ligação com o grande terremoto do dia 11. Terremotos acontecem o tempo todo no Japão!


がんばって日本!!

Ganbatte, Nihon!

ヽ(;▽;)ノ ヽ(*^◯^*)ノ



Para informações de qualidade e em tempo real, adicionem os seguintes sites aos Favoritos e sigam os Twitters indicados!


Sites recomendados:



Twitters recomendados:

3 comentários:

  1. Olá, meu nome é Angélica, eu tenho um grande amigo, o meu melhor amigo, morando em Iwata. Estou preocupada pois ele não respondeu as minhas msn hoje depois do terremoto. Eu sei que a softbank está fora do ar mas a docomo eu acho que está operando.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo: Aqui em Iwata, como falei na postagem, não aconteceu nada grave. Nenhuma casa caiu, ninguém se feriu e ninguém morreu em toda a província. Se o seu amigo estava na região no momento do abalo, não se preocupe, tenha certeza que ele está são e salvo. A Soft Bank está operando normalmente. Mantenha a calma, por favor!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada, aqui no Brasil as notícias chegam sempre em tom alarmador, por isso fiquei tão preocupada, mas consegui falar com ele e está tudo bem ^^) Espero que nas cidades mais atingidas tb fique tudo bem. Ganbatê gozaimashita! Arigato gozaimas.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário para o casal de Iwata! ^^