2012/09/21

第24回東京湾大華火祭:Grande Festival de Fogos de Artifício da Baía de Tokyo



O 東京湾大華火祭 (Tokyo Wan Dai Hanabi Sai = literalmente, algo como Grande Festival de Fogos de Artifício da Baía de Tokyo) é um dos maiores shows pirotécnicos de todo o arquipélago japonês. Mais de 12 mil disparos colorem o céu da baía de Tokyo durante 1 hora e meia. É uma valsa de cores, tons e formas no céu noturno da maior cidade do país. Copacabana que me desculpe, mas quando o assunto é pirotecnia, o Japão é o maior especialista do mundo! Essa grande festa atrai cerca de 1 milhão de pessoas todos os anos, o que transforma a cidade, que já é apertada, em um verdadeiro caos, mas dessa vez nós pudemos apreciar esse espetáculo da noite de Tokyo bem longe da muvuca e do aperto.  ♪(●^∀^●)♪



A 24ª edição do festival rolou na noite de sábado de 11 de agosto. O grupo IPC World - afiliado à TV Globo Internacional, para o qual eu trabalho como repórter e editora das revistas Vitrine e Vitrine+ -, realizou uma festa de confraternização entre os funcionários e seus familiares para assistir aos fogos de artifício. A localização privilegiada do escritório, no 12º andar de um prédio no distrito de Minato, proporciona uma vista panorâmica da baía de Tokyo. A paisagem é de tirar o fôlego! Lá de cima, é possível ver a Tokyo Tower, a Tokyo Sky Tree e a Rainbow Bridge, três dos mais famosos cartões-postais de Tokyo. (*❤◯❤*)



Devido ao estrondoso número de pessoas que comparecem ao festival, a polícia metropolitana monta um forte esquema de segurança nas ruas de toda a cidade. Encontrar grandes avenidas fechadas, trânsito desviado e passagens com acesso restrito são comuns antes e durante toda a festividade. O melhor a fazer é se informar no site oficial e programar cada passo com antecedência, ou até mesmo comprar assentos numerados meses antes para garantir um bom lugar. Munidos de nossos ingressos VIPs chiquérrimos enviados pelo correio um dia antes, com acesso livre à região próxima à baía, nós aproveitamos cada migalha segundo da festa! ♥ \ (^ - ^) / ♥


A festa ganhou ares de Havaí. Todo o cenário era composto de flores tão coloridas quanto às que explodiam no céu daquela noite de sábado! (ノ◕ヮ◕)ノ


De sofisticados sushi a salgadinhos de sabores variados, havia opções de comes e bebes para agradar os mais refinados paladares. (*≧ლ≦)


Aproveitei a chance e tirei algumas fotos das instalações da IPC! No topo, o estúdio de gravação do JPTV. No meio, a ilha de edição dos programas da emissora. E por último, o "meu" cantinho da Vitrine! (๑´ლ`๑)♥



Como mandam os bons costumes tipicamente japoneses, o show começou pontualmente às 19h00. As luzes de todo o escritório foram apagadas e todos se posicionaram nas janelas para assistir ao espetáculo. Os fogos são realmente INCRÍVEIS! Diferentes de quaisquer outros festivais de fogos de artifício que já assisti no Japão até hoje. Dos tradicionais hanabi arredondados e brilhantes, passando por explosões milimetricamente coreografadas, até disparos mais kawaii, com formato de pokebola e Pikachu, não é à toa que esse seja um dos maiores hanabi do país - e, com certeza, do mundo. Os 12 mil disparos são preparados, planejados, ensaiados e coreografados nos mínimos detalhes. Poder assistir a esse espetáculo de camarote, com direito a ar-condicionado e comida à vontade, não tem preço - literalmente! (*♥ω♥*)










Os fogos coloridos em combinação com a baía de Tokyo formam uma paisagem inspiradora! (♥∀♥)


Homenagem às Olimpíadas de Londres, direto do céu nipônico! \(^ω^\)( /^ω^)/


Hanabi série Pokemon! Exclusivo do Japão! (⌒-⌒; )


Alguns dos destaques da noite. Um mais lindo que o outro! (◡‿◡*)❤



As cores refletidas na superfície do mar dão um charme a mais à queima de fogos. (✿◠‿◠)


Tokyo Tower posa com um vestido azul de diamantes ao lado do prédio do grupo Mori! TOKYO TOWER DIVA! o(≧∇≦o)(o≧∇≦)o 


Até a famosa roda-gigante do parque da Disney (localizada em Chiba, província vizinha de Tokyo) pode ser vista da baía de Tokyo! (-^艸^-)


Assim como as fotos, os meus vídeos também não ficaram muito bons, então vou postar algumas filmagens feitas por outras pessoas também.




















O verão está quase chegando ao fim e a temporada de festivais de fogos de artifício já terminou na maior parte do Japão, mas ano que vem tem muito mais!  \(^ω^\)


Para encerrar as postagens especiais de verão, confira na próxima postagem o Tanabata Matsuri da cidade de Sayama, vizinha de Tokorozawa. Não perca! (o≧ ▽゚)o


Enquanto isso, relembre alguns lugares que mostramos durante a "estadia" da estação mais quente do ano em terras nipônicas! (☆^ー^☆)





花の都公園: As flores de Yamanashi - parte 1 e parte 2

Guia de Sobrevivência ao Monte Fuji - parte 1, parte 2, parte 3 e parte 4




吉良吉田の花火大会: o hanabi taikai de Kira Yoshida - parte 1 e parte 2




3 comentários:

  1. Lindíssimas imagens, Beta! Sabe qual a origem desse festival? ( ゚▽゚)/

    ResponderExcluir
  2. Lindos os fogos!
    Você tá muito fofa, Beta!
    Beijosss!

    ResponderExcluir
  3. roberta, concordo com vc. os fogos de copacabana ficam no chinelo, qndo comparamos com os de tóquio, nagano, niigata, akita etc. sem querer rebaixar os shows do rio de janeiro.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário para o casal de Iwata! ^^