2010/12/31

寒い!寒い!冬キタ━━(゜∀゜)━━ッ!! Ai, que frio! O inverno chegou!


O inverno nipônico começou dia 21 de dezembro e, como tudo no Japão, de forma beeeem pontual! Hokkaido já estava cheia de neve em pleno outono e em certas cidades de Okinawa ainda há quem vá para as praias, mas no geral, o país congelou com a chegada do inverno. Aqui em Iwata, o frio mais severo começou mesmo dia 25, em pleno Natal, dando todo o clima gélido da comemoração (só faltou a neve!). É uma delícia tirar as roupas de frio do armário e vestir todos aqueles casacos pesados, luvas grossas, gorros e cachecóis quentinhos, se empanturrar de ラーメン (ramen = nosso querido e amado lámen, mais conhecido como miojo!), tomar chá fervendo, entrar no お風呂 (ofuro = banheira) a 50ºC e se esquentar debaixo dos cobertores! (⌒-⌒; )


Enquanto a maioria se enche de tanta roupa que se assemelha ao boneco da Michelin, muitas japonesas usam minissaia em pleno invernão rigoroso! Não sei se elas estão acostumadas ao frio do arquipélago ou se é mera vaidade. Afinal, as mulheres japonesas odeiam tomar sol e acham pele branca a coisa mais linda do mundo! Enquanto elas se cobrem dos pés à cabeça no verão, no inverno elas aproveitam para expor a pele alva, já que os raios solares chegam aqui mais fracos nessa estação e, então, não vão deixá-las bronzeadas... só com as pernas roxas! o(≧▽≦)o

Mas às vezes nem é preciso se agasalhar tanto para não passar frio. Japonês pensa em tudo mesmo, e são muuuito friorentos... então todos os lugares ficam mais quentes no inverno! Acredite, eles exageram tanto que dá até para passar calor e suar! Olha só: os bancos dos ônibus e trens são aquecidos. As lojas deixam o ar quente ligado no máximo. Em casa, há o ar-condicionado, o ストーブ (sutobu) e talvez até um こたつ (kotatsu).

Sutobu é basicamente um aquecedor portátil que pode ser elétrico ou a querosene. Por ser pequeno e leve, o sutobu pode ser levado para todos os cômodos, mas há quem tenha um para cada cantinho da casa! )o(^▽^)o


Kotatsu é uma mesa baixinha com um aquecedor embaixo com cobertores bastante retratado em animes em que as pessoas se sentam para comer, conversar, tomar chá, mexer no notebook e até dormir! )o(^▽^)o



Quer mais? Pois nem no banheiro você passa frio! Você pode sentar sem medo nas privadas japonesas, pois em praticamente todos os banheiros que já fui (e olha que foram muuuuuitos!), lá estavam eles: os esquenta-bundas! No Japão você nunca mais sentirá aquele choquezinho térmico desagradável toda vez que se sentar no vaso sanitário! (#^.^#)


Além das opções clássicas de jato de água e bidê para uma perfeita higiene, há também as opções de temperatura do assento para maior conforto! (#^.^#)

Esse é o daqui de casa! Basta girar para o assento ficar mais quentinho (o kanji (taka) indica que está na temperatura máxima).

Outra coisa além do aquecedor de traseiros que todos sentem falta quando voltam do Japão para o Brasil é do chuveiro! Aqui a maioria é digital e você pode escolher a temperatura exata que quer tomar banho (o nosso varia de 35ºC a 60ºC). Esse sistema aquece toda a água da casa, inclusive das torneiras, o que deixa a tarefa de lavar as louças beeeem mais agradável no inverno. É uma delícia encher o furô e ficar de molho na água fervendo! Já no Brasil, se você abre muito o chuveiro, a água não esquenta. Se abre pouco, caem três gotinhas quentes e a resistência queima! (^∇^)

Nosso querido ofurô!

Nosso aquecedor de água do apato! Muito prático!

Se ainda sentir frio, existem adesivos que esquentam o corpo quando grudados na roupa. Sem falar que nas 自動販売機 (jidouhanbaiki = máquina de venda automática) encontradas em qualquer esquina vendem bebidas quentes instantâneas. Na pior das hipóteses, é só comprar umas cinco latinhas e jogá-las dentro do casaco para dar aquela esquentadinha extra! Costumo comprar todos os dias uma latinha de ココア (cocoa = chocolate) ou café quente no trabalho só para esquentar as mãos, que realmente congelam nessa época! 。・゜・(ノД`)・゜・。


As melhores bebidas quentes da Dydo! 最高!!!\(^o^)/


Algumas até "fabricam" a bebida na hora, diante de seus olhos, como nessa jidou super interessante que encontramos em Fujikawa! Ela toca até musiquinha enquanto prepara a bebida! 楽しい!! ♪───O(≧∇≦)O────♪


Na terra do sol nascente é a coisa mais comum do mundo usar máscaras cirúrgicas para não transmitir ou pegar resfriados e gripes nas épocas mais frias. Nas ruas, nos trens, nos restaurantes, no trabalho, nas lojas, os japoneses a utilizam em todos os lugares. Todos tem pavor da gripe A e até da gripe da barriga (uma virose terrível que dá dor de barriga, diarréia e vômitos intensos)! E como não poderia deixar de ser, máscaras não podem ser simplesmente máscaras por aqui. Sob a ótica nipônica, máscaras também podem ser kawaiis, estilosas e até assustadoras! Veja algumas abaixo!






Na hora de encher a pança, há sempre um restaurante de ramen pronto para servir um prato quentinho (fervendo, na verdade!). Adoro comê-lo acompanhado de um delicioso copo de ウーロン茶 (uron cha = chá oolong)! Mas e para a sobremesa? Fondue de chocolate ou... アイスクリーム? Sim, aisu kurimu (sorvete), no inverno! A sorveteria Baskin Robbins e até mesmo o McDonald´s trazem novos sabores nessa época, já que os japoneses costumam tomar mais sorvete no inverno do que no verão! Não sei se é uma excelente jogada de marketing  (afinal, como se livrar de todo o sorvete que sobrou do verão?!) que já fez lavagem cerebral na nação inteira ou simplesmente para quebrar um pouco o choque térmico (afinal, os clientes não sentirão tanto frio ao sair da sorveteria!).

Que tal o mega sorvete de inverno do Sawayaka? Vem sorvete de chocolate, sorvete de baunilha, calda de morango, chantily,  flocos de arroz, banana, pudim de chocolate, pudim de leite e calda de chocolate! おいしい!!!*o*


Mas de uma coisa sei: depois de se vestir com um monte de casacos, queimar a poupança em tantos assentos quentes, entrar em inúmeros lugares com o aquecedor no talo e encher a roupa de adesivos para aquecer o corpo, realmente não parece má ideia tomar um sorvetinho de minissaia em pleno invernão japonês! (^O^♪ ☆

Para encerrar esse post gelado, a música perfeita para ouvir seja tomando um belo sorvete na frente do sutobu ou tomando chá verde de minissaia: Winterlong, da minha banda favorita, Beat Crusaders! ヽ(;▽;)ノ



I'll never say goodbye
To our prime forever
And I feel like dumb
I don't know why


I'll never say goodbye
'Cos I can't forget her
But I feel like dumb
I don't know why


Try to scream
Shattered dreams are made of stone
And desperation


Broken hearts
Blown in a freezing wind
During winterlong
Unspoken words
Floating on freezing wind
During the winterlong


I'll never say goodbye
To our prime forever
And I feel like dumb
I don't know why


Try to scream
Shattered dreams are made of stone
And desperation


Broken hearts
Blown in a freezing wind
During winterlong
Unspoken words
Floating on freezing wind
During the winterlong


Try to scream
Shattered dreams are made of stone
And desperation


Broken hearts
Blown in a freezing wind
During winterlong
Unspoken words
Floating on freezing wind
During the winterlong


Broken hearts
Blown in a freezing wind
During winterlong
Unspoken words
Floating on freezing wind
During the winterlong
During the winterlong


2010/12/12

Monte Fuji, o símbolo do Japão! o(*゚▽゚*)o


え?!(;゜0゜)

Uma pintura de Da Vinci no céu?! 

NÃO! Mas poderia ser, né? ヽ(;▽;)ノ

Na verdade, é uma das obras mais perfeitas da maior artista do mundo, a mãe natureza! Esse é o glorioso 富士山 (Fuji-san = Monte Fuji), o maior ícone do Japão! A foto acima mostra como ele está atualmente, no outono, com o topo já cheinho de neve! As fotos foram tiradas há uma semana, na parada em Fujikawa, com o tempo parcialmente nublado. (≧∇≦)


O Fuji-san é a montanha mais alta do Japão, mas que na verdade é um vulcão que está - ainda bem! -  em sono profundo há séculos. O Monte Fuji situa-se na fronteira entre as províncias de 静岡 (Shizuoka) e 山梨 (Yamanashi), mas pode ser visto de Tokyo quando o tempo está bom. 

Nós tentamos escalá-lo em agosto, no feriado de obon (o equivalente ao dia de finados do Brasil), mas infelizmente não deu certo. Subimos até a sétima estação (são 10 no total), mas começou a chover muito forte e não foi possível continuar a jornada, tivemos que descer tuuuudo de novo! Confesso que é bem pior descer do que subir, ainda mais chovendo, dá muito medo de escorregar! 。・゜・(ノД`)・゜・。

O crepúsculo visto da 3ª estação! ^^

Nós na 5ª estação, a 2500 metros acima do nível do mar!

Subir o Monte Fuji é uma aventura e tanto, bem complicada do começo ao fim, além de ser uma verdadeira prova de espírito de equipe e até mesmo de sobrevivência. Não foi dessa vez que chegamos ao ponto mais alto do Japão, mas valeu pela experiência, pelas fotos... e pelos omiyages! \(^o^)/

Rocha que "roubamos" do Fuji! :P

Cajado que me ajudou MUUUUUITO a subir o Monte!

A cada parada, um carimbo! Um troféu da aventura! ^^

Além, é claro, do Monte Fuji de pelúcia, que já mostrei neste post. かわいい!!!o(^▽^)o

Ano que vem estaremos lá no cume, admirando o nascer do sol! ^o^


Me delicio tirando fotos dele, mesmo escondidinho entre as nuvens! E é engraçado perceber que dezenas de japoneses (que nasceram, vivem e moram no Japão há sabe-se-lá-quanto-tempo, ou seja, que estão perfeitamente acostumados com a presença do Monte Fuji no horizonte) também param o que estão fazendo para fotografá-lo! Seja com o celular, com uma câmera digital comum ou suas potentes Nikons, não importa, o Fuji-san sempre irá fascinar a todos, inclusive aos japoneses! Não importa quantas vezes você olhe para ele, é impossível não suspirar diante desta obra de arte pintada pela natureza! (((o(*゚▽゚*)o)))

No entanto, no verão, quando o Monte está apto para a escalada, ele fica assim.... irreconhecível.


Feinho, coitado! Parece um morrinho qualquer! (^∇^)

A natureza realmente caprichou na hora de pintar o Japão, não é mesmo? São as sakuras rosinhas e delicadas, as folhas avermelhadas do outono, os campos de girassóis, a neve, o clima gostoso, o Monte Fuji... são horizontes infinitos de tirar o fôlego! 日本は最高です!!!(Nihon wa saikou desu = o Japão é o melhor!)

Fotos do Fuji no verão: Rumo ao topo do Monte Fuji! e Japão 100